Cotidiano

Bélgica pressiona por reconhecimento do Estado Palestino

A elaboração de uma proposta está sendo concluída e esperava-se que a resolução seja entregue rapidamente, afirmou Peter Luykx, parlamentar do partido N-VA

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/12/2014 às 17:11

Compartilhe:

Os parlamentares da coalizão do governo da Bélgica estão trabalhando em uma resolução não vinculativa para reconhecer o Estado da Palestina, somando-se a onda de apoio à questão na União Europeia. A elaboração de uma proposta está sendo concluída e esperava-se que a resolução seja entregue rapidamente, afirmou Peter Luykx, parlamentar do partido N-VA, o maior da coalizão de quatro legendas.

"Nós temos um primeiro rascunho do texto e nossa ambição é apresentar isso depressa no comitê parlamentar", afirmou Luykx. De acordo com ele, a resolução não dará apoio incondicional aos palestinos e "algumas poucas condições estão inclusas".

Ainda que uma resolução legislativa vinda dos partidos do governo seja rapidamente aprovada, o ministro de Relações Exteriores belga, Didier Reynders, afirmou que primeiro vai pressionar por uma nova iniciativa da União Europeia para trazer Israel e as autoridades palestinas de volta à mesa de negociações a fim de retomar o processo de paz. Reynders afirmou que no fim, "caberá ao governo decidir quando é adequado avançar no reconhecimento".

Na terça-feira, a Câmara Baixa da França votou para que o governo reconheça o Estado palestino. Em 30 de outubro, a Suécia se tornou o primeiro país da Europa Ocidental a declarar o reconhecimento. Parlamentares na Grã-Bretanha, Espanha e Irlanda aprovaram moções não vinculativas a favor da questão.

A Alemanha, aliado europeu mais próximo de Israel e membro mais poderoso da União Europeia, é líder na oposição ao reconhecimento de um Estado palestino antes que Israel o faça. Berlim está buscando maneiras de retomar as negociações do processo de paz.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter