Cotidiano

BC italiano diz que estabilidade financeira é meta fundamental

O presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, afirmou que a crise global dos bancos provou que os agentes financeiros não poderiam, de forma adequada, gerenciar os riscos iminentes sozinhos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/03/2013 às 20:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A estabilidade financeira é agora uma "meta fundamental" para a política econômica e requer que os bancos centrais assumam novos papéis, disse o presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, acrescentando que é necessário deixar para trás alguns modelos excessivamente estatísticos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Visco afirmou que a crise global dos bancos provou que os agentes financeiros não poderiam, de forma adequada, gerenciar os riscos iminentes sozinhos. Segundo ele, supor que o setor financeiro poderia autorregular-se foi um "erro regulatório fatal".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Justiça argentina determina fechamento de refinaria da Petrobras em Bahia Blanca

• Conclave para escolha do próximo papa começará no dia 12

• Data do conclave será conhecida nesta sexta-feira

A autoridade defende que os bancos centrais passem a usar novos modelos, porque muitos dos que eram usados anteriormente foram "derrubados" pelos acontecimentos. Ele cita como exemplo a adoção do Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral, usado para sustentar previsões econômicas. Segundo Visco, tal parâmetro incorre em erros porque supõe que o mundo não muda. "Os reais formadores de preços das ações mudam o tempo todo", disse. As informações são da Dow Jones.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software