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A população do Japuí e Parque Prainha, em São Vicente, ganhará uma base comunitária da Polícia Militar. Isso porque o posto da Ponte Pênsil, instalado anteriormente no lado insular, será construído na rotatória localizada no final da Avenida Tupiniquins. A ideia inicial era de um prédio de pavimento térreo, mas o projeto foi ampliado e o equipamento deverá ter dois pavimentos. No entanto, para que a obra seja viabilizada, serão necessários mais recursos.
“Precisamos dessa estrutura um pouco maior, até porque nós queremos acoplar os serviços da Guarda Municipal e do Trânsito de São Vicente e, diante disso, precisamos de um espaço maior. Também queremos criar um sistema de monitoramento e instalar algumas câmeras no próprio bairro para que seja monitorado 24 horas”, disse Maurício Vieira Izumi, Major PM Subcomandante do 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI).
Com a nova base comunitária, a Polícia Militar prentende ampliar o policiamento naquela região. “Vamos deixar de ficar tomando só conta do trânsito da Ponte Pênsil e vamos estar efetivamente fazendo o policiamento com viaturas 24 horas, mas não só estacionadas, mas rodando. Queremos fazer diferente. Queremos trazer segurança para toda aquela comunidade que gira em torno de dez quilômetros da base comunitária de segurança, no Japuí e Parque Prainha”, explicou Izumi.
Recursos
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Para que o segundo pavimento seja construído ainda será necessário o aporte de recursos, pois no projeto inicial de reforma da ponte estava incluída apenas a construção de base comunitária térrea. O deputado estadual Caio França (PSB) pretende viabilizar o montante necessário.
“A ideia da polícia é fazer um posto avançado onde as pessoas possam ter mais acesso e a polícia possa fazer um monitoramento. Para isso, falta recursos. Se for possível vamos fazer por emenda parlamentar para que a secretaria possa ter esse recurso. Se não for esse o caso, eu tenho condições de colaborar com isso”, disse o parlamentar.
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França disse que ainda não tem ideia dos valores necessários para a viabilização do segundo pavimento — que pode ser de aproximadamente R$ 100 mil —, mas que a ideia é de que a obra seja entregue junto com o término da ponte. “Como a Concrejato vai fazer o piso inferior, que possa fazer o segundo pavimento e a obra seja entregue no mesmo período que terminar a ponte. Eles falaram R$ 80 mil. A Polícia Militar havia falado em R$ 150 mil. Ainda não tenho de concreto qual seria o valor disso tudo”, afirmou.
Prazo
Ontem, durante visita técnica, o secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, disse que a entrega da Ponte Pênsil não sofrerá novos atrasos e que a obra deve ser finalizada no final de outubro.
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“Segundo a engenheira Cida o engenheiro Renato, os dois responsáveis pela obra, eles disseram que vão honrar o compromisso que assumiram comigo. Vamos entregar a obra, portanto, no final de outubro. Não haverá novos atrasos”, afirmou Nogueira. Ele disse que a secretaria visitará quinzenalmente a obra até a sua entrega.
Segundo o secretário, a obra está na fase de retirada dos cabos instalados para a reforma. “Nessas duas últimas isso aqui já evoluiu para quase metade. As instalações por onde vão passar os automóveis já estão instalados. A ponte agora começa a receber a redistribuição das cargas já nos cabos principais e deixa de ser sustentadas nos cabos secudários, nas torres que foram montadas para a reforma”, destacou o secretário.
Maria Aparecida Soukef Nasser, engenheira da Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S.A., empresa responsável pela obra, disse que restam apenas 7% dos serviços para serem concluídos. “Pode parecer, para quem é leigo, que não está neste estágio, mas já pinamos os cabos de volta para o bloco antigo e agora nós começamos a transferência. Esse trabalho, nos próximos 20 dias, a gente conclui. Fisicamente faltam 7%. Final de outubro vocês tem a ponte aqui. É um compromisso”, afirmou.
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Reforma
A reforma da ponte foi contratada em 2013 pelo Governo do Estado. O contrato firmado com a Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A previa início das obras no dia 17 de junho daquele ano e conclusão em 12 meses. A obra seria entregue em maio de 2014, data do centenário da Ponte Pênsil. Mas, o prazo expirou e desde então já houve cinco aditamentos.
A ponte liga a Área Insular de São Vicente ao bairro continental do Japuí, que faz divisa com a cidade de Praia Grande, sendo um importante corredor de tráfego entre as duas cidades. Com a interdição da Ponte Pênsil, a Ponte do Mar Pequeno é o único acesso ao Litoral Sul.
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