Cotidiano

Barcelona goleia, vai a 100 pontos e iguala recorde do Real Madrid

O time catalão não deu chances para seu adversário e goleou o Málaga por 4 a 1, em casa, pela última rodada da competição

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/06/2013 às 21:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Com o título já garantido desde a 35.ª rodada, o Barcelona se despediu da temporada 2012/2013 atropelando mais um adversário. Como acostumou-se a fazer durante este Campeonato Espanhol, e nos últimos anos, o time catalão não deu chances para seu adversário e goleou o Málaga por 4 a 1, em casa, pela última rodada da competição.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O resultado fez o Barcelona terminar a sua participação com 100 pontos, igualando o recorde do Real Madrid, obtido justamente na última temporada. Se o time catalão mostrou-se presa fácil para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões da Europa, comprovou que segue como o melhor da Espanha, terminando 15 pontos à frente do rival madrilenho.

Além da despedida do campeonato, a partida deste sábado marcou a saída de um dos símbolos dessa equipe. Com uma história marcada por superação, após um câncer no fígado, que o obrigou a passar por um transplante, Abidal voltou a atuar nesta temporada, sua última pelo Barcelona. Ovacionado, ele entrou em campo no segundo tempo para participar de seus últimos 15 minutos pelo time catalão.

Com a bola rolando, nem parecia que o Barcelona já tinha o título garantido. A equipe foi para cima com tudo e abriu o placar logo aos quatro minutos. Iniesta deu belo passe para Pedro, que serviu para Villa marcar. Mais dez minutos e seria a vez de Fabregas marcar, após bela jogada individual. Na sequência, o lateral Montoya também deixou o seu.

Continua depois da publicidade

A vantagem de 3 a 0 diminuiu o ímpeto do Barcelona, que passou a administrá-la com tranquilidade, controlando a posse, como sabe fazer. O quarto gol saiu somente no segundo tempo, aos sete minutos, e foi um golaço de Iniesta, que acertou lindo chute de longe. Cinco minutos depois, Morales diminuiu e deu números finais ao jogo.

Com o apito final, todas as atenções foram voltadas para Abidal. Para demonstrar seu carinho pelo jogador, o elenco do Barcelona fez uma verdadeira festa e os atletas vestiram uma camisa com a mensagem "merci Abidal" ("obrigado Abidal", em francês).

Iniesta marcou o quarto gol do Barça (Foto: Divulgação/FCB)

Continua depois da publicidade

Vaias na despedida

O Real Madrid se despediu da temporada com uma vitória. Neste sábado, a equipe derrotou o Osasuna por 4 a 2, mas o resultado não foi suficiente para amenizar o péssimo clima entre os torcedores do estádio Santiago Bernabéu e o técnico José Mourinho, vaiado e alvo de diversas críticas antes e durante o confronto.

O resultado fez com que o Real Madrid terminasse o campeonato com 85 pontos, na segunda colocação, mas isso era o que menos importava para quem compareceu ao estádio. Eles estavam lá para ver a última partida de Mourinho à frente da equipe, já que o português anunciou a sua saída do clube e deve voltar para o Chelsea.

Continua depois da publicidade

Mourinho ouviu vaias quando teve seu nome anunciado no estádio e viu torcedores com faixas celebrando a sua saída. "Hasta nunca Mou", ou "até nunca Mou", dizia uma delas. Em campo, no entanto, o Real Madrid foi para cima no início e, mesmo com um time misto, sem nomes como Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso, Varane, entre outros, abriu o placar.

Aos 35 minutos, Essien tocou para Di María, que deixou passar e Higuaín marcou. Essien, aliás, era um dos destaques do Real e parecia querer dar uma despedida digna a Mourinho, a quem sempre apoiou. Aos 38, o volante ganês deixou sua marca, de cabeça, e fez questão de abraçar o treinador, a quem dedicou o gol, na comemoração.

O jogo que parecia tranquilo se complicou no segundo tempo e o Osasuna chegou ao empate. Aos seis minutos, Roberto Torres recebeu na esquerda, cortou para o meio e acertou belo chute no canto esquerdo de Jesús. Mais dez minutos e foi a vez de Cejudo marcar de cabeça, após cruzamento da esquerda.

Continua depois da publicidade

Mas a felicidade do Osasuna durou pouco e Benzema voltou a colocar o Real em vantagem aos 24 minutos. Ele fez linda tabela com Özil, passou pelo zagueiro e tocou na saída do goleiro. Ainda houve tempo para que o atacante francês desse ótimo passe para Callejón marcar o seu, aos 41, e fechasse o placar.

Outros jogos

Depois das vitórias de Barcelona e Real Madrid, a última rodada do Campeonato Espanhol teve mais oito jogos neste sábado que definiram os clubes que representarão o país nas competições europeias e os três que jogarão a segunda divisão na próxima temporada.

Continua depois da publicidade

Com os dois grandes clubes e o Atlético de Madrid já na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa, faltava definir o quarto representante, que disputará uma fase preliminar. E este time é a Real Sociedad, que derrotou o La Coruña por 1 a 0, na Galícia, e contou com a derrota do Valencia para o Sevilla, também fora de casa, por 4 a 2 - destaque para os quatro gols do centroavante Negredo. Com 66 pontos, a equipe basca ficou um à frente do rival.

Para a Liga Europa, o Valencia terá a companhia de Betis, que empatou com o Levante por 1 a 1 e terminou na sétima colocação, e do Sevilla, que ficou com o nono lugar. Punidos por problemas financeiros com a Uefa, Málaga (sexto colocado) e Rayo Vallecano (oitavo após empate com o Athletic Bilbao por 2 a 2) terão de esperar decisão de um recurso para saber se poderão disputar a competição na próxima temporada.

Na luta contra o rebaixamento, quem se deu bem foi o Celta. O time de Vigo derrotou em casa o Espanyol, por 1 a 0, e ficou na 17.ª colocação, com 37 pontos, graças à derrota do La Coruña para a Real Sociedad - o rival galego terminou em 19.º lugar, com 35 pontos. Os outros rebaixados foram Mallorca, mesmo com a vitória sobre o Valladolid por 4 a 2, e Zaragoza, derrotado pelo Atlético de Madrid por 3 a 1.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software