Cotidiano
Fundado em 1987, o bar segue sob o comando de seu fundador, Antônio Almeida Cardoso, carinhosamente conhecido como Toninho
Aos 72 anos, Toninho, continua trabalhando ativamente no bar, especialmente na cozinha, onde prepara seus famosos bolinhos de bacalhau / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Localizado na Avenida Epitácio Pessoa, em Santos, o Bar do Toninho é um verdadeiro ícone da cidade. Famoso por seus bolinhos de bacalhau e pastéis, o estabelecimento atrai uma clientela fiel há décadas. Fundado em 1987, o bar segue sob o comando de seu fundador, Antônio Almeida Cardoso, carinhosamente conhecido como Toninho.
Em entrevista ao Diário do Litoral, a reportagem foi recebida com simpatia e teve acesso à cozinha, onde Toninho, enquanto fritava uma nova leva de bolinhos de bacalhau, compartilhou a história por trás de um dos grandes clássicos de Santos.
Continua depois da publicidade
"O Bar do Toninho começou mesmo atrás da Igreja do Embaré. Lá eu fiquei por 14 anos. Em 2001, a loja era pequena e a freguesia grande. Ai, eu resolvi arrumar um outro ponto, de preferência perto. Só mudei de número, saí do 150 para o 241”, explica.
Aos 72 anos, Toninho, continua trabalhando ativamente no bar, especialmente na cozinha, onde prepara seus famosos bolinhos de bacalhau. Ele prefere permanecer no comando e ainda se dedica pessoalmente ao cuidado com o estabelecimento.
Continua depois da publicidade
“Se eu ficar em casa, não dá certo. Minha vida sempre foi isso, desde os meus 20 anos de idade. Não tem como deixar, está no sangue”, afirma.
Toninho não esconde a gratidão pelo carinho que recebe dos clientes, muitos dos quais acompanham o bar desde o início. "Nós conquistamos isso no dia a dia, trabalhando honestamente. É por isso que o bar é o que é hoje. O pessoal vem aqui comer um bolinho e tomar uma cervejinha gelada", completa.
Continua depois da publicidade
Para quem busca uma experiência autêntica no litoral paulista, o Bar do Toninho é mais do que recomendado. Além de provar as delícias da casa, é uma oportunidade de vivenciar um pedaço vivo da história de Santos, onde tradição e paixão pelo trabalho são os ingredientes principais.