Cotidiano

Bandeira Azul tremula pelo 6º ano consecutivo na Praia do Tombo

A Marinas Nacionais também renova; Guarujá é a única cidade com praia urbana do Brasil a obter a certificação internacional de balneabilidade e qualidade

Publicado em 08/10/2015 às 17:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

As belezas naturais da Praia do Tombo em Guarujá, aliadas ao trabalho intensificado da Prefeitura para melhorar a infraestrutura e o sistema de gestão ambiental garantiram, pelo sexto ano consecutivo, a certificação Bandeira Azul.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O selo internacional é concedido pela Foundation for Enviromental Education (FEE), que monitora as praias Bandeira Azul ao redor do Planeta. A avaliação e monitoramento no Brasil é realizada pelo Instituto Ambientes em Rede. Em agosto, o Juri Nacional havia aprovado a manutenção do certificado para o verão de 2016, que teve respaldo no início do mês de outubro. Na semana passada o Juri Internacional aprovou a renovação da certificação.

Continua depois da publicidade

A população de Guarujá tem motivos para comemorar, pois a praia é a única urbana no País a conseguir o feito pelo sexto ano seguido. Além disso, com o advento da certificação o comércio no local expandiu, gerando mais renda para a comunidade local e valorizando o mobiliário de todo o entorno.

E a Bandeira Azul também continuará tremulando em outro local de Guarujá: além da Praia do Tombo, a Marinas Nacionais, localizada no Canal de Bertioga, conquistou aprovação do Juri Internacional mantendo o selo de balneabilidade e infraestrutura pelo segundo ano consecutivo.

Continua depois da publicidade

Para conseguir e manter a Bandeira Azul, a praia do Tombo deve cumprir 32 itens —trabalho que envolve a Prefeitura, a comunidade local, comerciantes e turistas. A certificação obedece a uma série de critérios e, desde que foi implantada, em 2010, tem atraído turistas não só do País, como do exterior; o que aumentou a movimentação comercial e turística na Praia do Tombo ao longo de todo ano e não só durante a temporada de verão.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza no local o controle e monitoramento constante da qualidade das águas pluviais, da areia e da infraestrutura da praia. O programa é abrangente envolvendo os proprietários de quiosques, restaurantes e hotéis, ambulantes, moradores e frequentadores do Tombo.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software