Continua depois da publicidade
Quem trabalha na informalidade e deseja ser tem o negócio regularizado pode procurar a unidade móvel do Sebrae estacionada em frente ao Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova) para se informar. Em parceria com a unidade santista do Banco do Povo, equipe da instituição permanece no local para orientações ao público, até sexta (11), das 10h às 16h.
Hoje (07), no primeiro dia de atendimento, a auxiliar de limpeza Daniela Cristina Marrochi, de 34 anos, foi tirar dúvidas e saiu cheia de planos para engrenar a atividade de confeccionar doces, tornando-o um negócio formalizado, com mais oportunidades e lucros. Ficou sabendo, por exemplo, que ao tornar-se micro empresária individual (MEI), poderá emitir nota fiscal, o que ajuda a não perder clientes, e ter garantias de auxílio doença e licença maternidade.
“Não sabia sobre nada disso e fiquei bem animada com todas as vantagens para expandir meu negócio, que foi minha forma de sobrevivência por seis anos quando fiquei desempregada”, disse ela. Daniela pretende assistir à palestra do Sebrae sobre legalização de atividades e procurar o Banco do Povo, para obter crédito e investir num fogão industrial.
Continua depois da publicidade
Mais vantagens
Segundo a agente de crédito do banco, Lenamara Moraes, na unidade móvel são fornecidas informações de como conseguir o microcrédito para pequenos empreendedores formais e informais, que pode variar de R$ 200 a R$ 25 mil, com juros de 0,35% ao mês, considerada a menor taxa de linha de crédito do país, e liberação em torno de 15 dias. Pelo Sebrae, a analista Camila Alves Ribeira, explica o que é MEI, as vantagens e ainda oferece dicas de palestras. “Estamos mais voltados para quem quer formalizar sua atividade, como os eletricistas, pedreiros, cabeleireiros, as manicures e costureiras”, explicou.