Continua depois da publicidade
O Hospital Guilherme Álvaro, de Santos, está convocando mães em fase de amamentação para doação de leite, com o intuito de aumentar o baixo estoque de seu Banco de Leite Humano (BLH).
A baixa no estoque deve-se ao período de final de ano, pois o número de doadoras caiu devido às festividades e às férias escolares. Ontem, o Banco operava com apenas um litro de leite. A necessidade diária é de 1,5 a 2 litros de leite humano pasteurizado, em média. Por isso, o ideal seria que as doações fossem constantes.
Por mês, são fornecidos cerca de 45 a 60 litros de leite a recém-nascidos de baixo peso (até 1.500 gramas) internados na UTI Neonatal do Hospital.
Continua depois da publicidade
O principal critério para ser doadora é que a mãe e seu bebê estejam saudáveis. Também é fundamental que haja excedente de leite, verificado com base no aumento e dilatação das mamas ou por vazamentos durante os intervalos de amamentação.
Para ser uma doadora, é preciso comparecer ao Banco apenas na primeira vez para receber as orientações necessárias. A interessada deve preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Na ocasião, recebe um kit de doação e, a partir disso, pode coletar o leite em sua própria casa. Os profissionais do Banco buscam o leite na residência da doadora, conforme agendamento.
Continua depois da publicidade