Continua depois da publicidade
Até o final de 2018, a Baixada Santista ganhará um sistema hidroviário de transporte de passageiros. A informação foi divulgada no dia 26, durante a 178ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada em Santos. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inicia em breve um estudo para definir os parâmetros para a exploração do meio de transporte.
A reunião aconteceu na sede da Agência Metropolitana (Agem) e contou com a participação do diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e Transporte, Tércio Casemiro Carvalho, que apresentou os detalhes do início do trabalho para avaliar a implantação do modal hidroviário nos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.
A exploração do novo sistema hidroviário deve ser feita por meio de duas vertentes: a do Governo do Estado, que cuidará do transporte de passageiros, e a do Governo Federal, que será responsável pelo transporte de cargas em barcaças.
Continua depois da publicidade
Segundo Carvalho, neste primeiro momento o Departamento Hidroviário vai fazer um estudo de detalhes técnicos que precisam ser levantados como: as rotas mínimas, a frequência de embarque, o tipo de embarcação e também a tarifa máxima ao passageiro. Estima-se que a primeira etapa desse processo termine em fevereiro de 2015.
O presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, considerou positiva a iniciativa de aproveitar a estrutura hidroviária regional. “Mas será fundamental que esse novo sistema funcione interligado com os demais tipos de transporte, inclusive com alguns que estão em fase de implantação, como o Veículo leve sobre Trilhos (VLT)”, alertou.
Participaram da reunião o presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e os suplentes das prefeituras de Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, além de representantes de secretarias estaduais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade