Continua depois da publicidade
Representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), assinaram na última terça-feira (8), o convênio que tratará de estudos para implantação de um sistema de videomonitoramento e de Centros Metropolitanos Integrados de Comando e Controle para a Região Metropolitana da Baixada Santista. A solenidade aconteceu na sede da Agem, na reunião do Gabinete Regional de Segurança Pública da Baixada Santista (Gamesp).
"Vai ser feito um estudo, na verdade, para um videomonitoramento. E o objetivo é identificar pontos sensíveis na região e a partir daí passar a fazer um enfrentamento nesses pontos, assim como coordenar ações que venham a ser desenvolvidas na área de segurança pública", disse o secretário-adjunto da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Carlos da Ponte.
Ao custo de R$ 1 milhão, o estudo vai determinar a criação de um plano de videomonitoramento na Baixada Santista e em outras regiões metropolitanas do Estado. A intenção é integrar esforços para reduzir a criminalidade entre cidades vizinhas e aprimorar a inteligência policial.
O trabalho terá duração máxima de quatro meses e contará com diversos órgãos e instituições públicas, como as polícias Militar e Civil, secretarias de Segurança e Desenvolvimento, entre outros.
Continua depois da publicidade
O estudo deverá ser concluído até o final de fevereiro de 2014. Em seguida, ele será entregue à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que, diante do panorama apresentado, iniciará o processo licitatório para contratar a empresa que irá implementar todo o sistema nas regiões metropolitanas.
Recentemente o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) aprovou a inclusão do projeto de implantação de câmeras de videomonitoramento em Itanhaém no Fundo Metropolitano. A proposta partiu do prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, que recebeu apoio dos demais representantes das oito cidades da região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade