Cotidiano

Baixada Santista tem queda de 19% em número de mortes em acidentes de trânsito

O levantamento é do Infosiga, sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida, do Detran.SP

Da Reportagem

Publicado em 05/05/2021 às 14:00

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Reduzir este tipo de ocorrência por meio de ações baseadas em evidências científicas é meta da Organização das Nações Unidas / Nair Bueno/DL

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A região da Baixada Santista tem queda de 19% nos óbitos em acidentes de trânsito, desde 2015, ano em que se iniciou a série histórica do Infosiga, sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP. Já no Estado de São Paulo a queda nas fatalidades foi de 32%, mesmo com o crescimento de 50% de sua frota de veículos. O resultado é de 2.372 vidas salvas desde 2010.

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Reduzir este tipo de ocorrência por meio de ações baseadas em evidências científicas é meta da Organização das Nações Unidas, na chamada Década da ONU. A entidade realiza entre os dias 6 e 12 de maio a 6ª Semana Mundial sobre Segurança no Trânsito. Foi justamente em maio que a ONU decretou a Década de Ação para salvar vidas no trânsito. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado neste mês em todo o mundo.

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De acordo com o Infosiga SP, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado, 94% dos acidentes fatais envolvem falha humana. "Os dados de São Paulo, por meio do Infosiga, possibilitam ações mais assertivas na promoção de políticas públicas de redução de acidentes. Uma postura cidadã e preventiva é fundamental para um trânsito mais humano e seguro. A mudança de comportamento é um elemento chave", afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

A base de dados do Infosiga é a primeira a ser entregue 100% ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para integrar o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, o RENAEST. Desde o final do ano passado, todos os órgãos responsáveis pelo trânsito a nível federal, estadual e municipal devem enviar, mensalmente, informações ao RENAEST para compor uma base compilada.

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O objetivo deste levantamento com metodologia padronizada é o desenvolvimento de políticas públicas de segurança viária, a partir das informações coletadas em todos os estados brasileiros.

Com uma estatística padronizada no Brasil, será possível estabelecer uma sistemática para comunicação, registro, controle, consulta e acompanhamento de tais informações, que subsidiem o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações para melhorar a segurança viária no país, com medidas de educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

O RENAEST é integrado aos sistemas Registro Nacional de Veículo Automotores (RENAVAM), Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) e Registro Nacional de Infrações (RENAINF), e complementado por informações dos diversos órgãos participantes.

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