O primeiro mês do ano é a grande 'estrela' do calendário de feriados / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Como já é tradicional para a região mais populosa do litoral paulista, o primeiro mês do ano é a grande 'estrela' do calendário de feriados e a maioria dos municípios da Baixada Santista deve ter folgas estendidas para agradar moradores e os turistas que conseguirem dar uma 'escapulida' até a praia.
Em Santos, o aniversário da cidade cai em uma quinta-feira, mais precisamente a do próximo dia 26 de janeiro, o que pode significar uma sexta-feira enforcada em prol do bem maior: o descanso dos caiçaras.
Continua depois da publicidade
Seguindo situação parecida com a da vizinha, Praia Grande celebra sua emancipação política em 19 de janeiro, que é, a propósito, outra quinta-feira propícia a matar a sexta e prolongar um fim de semana de descanso para todos que moram no segundo mais populoso município da Baixada Santista.
A única 'azarada' de janeiro neste ano é a cidade de São Vicente, cuja celebração de aniversário cai em um domingo, o próximo 22 de janeiro. Assim como ela, Peruíbe também não foi tão afortunada, uma vez que seu aniversário, dia 18 de fevereiro, cairá num sábado em 2023.
Continua depois da publicidade
O dia 9 de abril, tradicional data da celebração de Cubatão, também se dará em um domingo, enquanto 22 de abril, data na qual Itanhaém assopra as velas de seu bolo, cai em um sábado.
Maio será um mês de muita felicidade para quem mora em Bertioga. Além do Dia do Trabalho cair em uma segunda, o aniversário do município se dará em uma sexta-feira, a do dia 19 de maio, ou seja, dois feriadões em menos de 30 dias na mais jovem cidade da Baixada.
Às vésperas de fechar o primeiro semestre do ano, Guarujá poderá contar com três dias de folga, já que a comemoração pela emancipação político administrativa se dá no dia 30 de junho, uma sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Fechando a lista dos aniversariantes, Mongaguá comemora primaveras em uma quinta-feira, no dia 7 de dezembro, o que pode significar uma sexta-feira 'enforcada' em prol de uma folguinha a mais.
Apesar disso, é válido lembrar que outras datas municipais também devem garantir feriadões, como, por exemplo, o Dia da Padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, que será no dia 8 de setembro, uma sexta-feira após feriado nacional de 7 de setembro, garantindo mais um feriado prolongado para o litoral paulista. (LG Rodrigues)
Continua depois da publicidade