Continua depois da publicidade
Devido ao intenso movimento em direção ao litoral, a concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) implantou a Operação Descida (7x3) às 12 horas desta quarta-feira (26). Aproximadamente 460 mil veículos passaram pelos pedágios da Ecovias sentido Baixada Santista e mais de 360 mil veículos no sentido Capital, desde a última quinta-feira (20).
Motoristas que desceram a serra nesta quarta enfrentaram pontos de lentidão no sentido litoral nas quatro rodovias do SAI: Imigrantes, Anchieta, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega. Para a descida estavam disponíveis as duas pistas da Anchieta e a pista sul da Imigrantes. Para a subida da serra, o motorista utilizou somente a pista norte da Imigrantes.
O volume de veículos em direção ao litoral superou a estimativa da Ecovias de até 413 mil veículos durante o feriado prolongado de Natal. A contagem da operação Natal iniciou a 0h de quinta-feira e encerrou às 24h de ontem. Às 20 horas de quarta foi implantada a operação normal 5X5.
Ano Novo
A Ecovias estima que até 665 mil veículos desçam para o litoral no feriado de Ano Novo. A previsão é de que o volume de veículos, no sentido litoral, seja mais intenso a partir das 8 horas de hoje até as 16h de domingo, quando estará em vigor a Operação Descida. Ainda no domingo, é esperado tráfego intenso nos dois sentidos do SAI, das 17 às 24h. Nesse período, a concessionária deve implantar a operação 4x6, na qual a subida é feita pelas duas pistas da Imigrantes e a descida, pelas duas pistas da Anchieta.
Já no retorno à Capital, o tráfego deve ficar intenso a partir da madrugada do dia 1º de janeiro, quando estará em vigor a Operação Subida (2X8), com as duas pistas da Imigrantes e uma pista da Anchieta operando sentido Capital e uma pista da Anchieta no sentido litoral.
Vale lembrar que as operações especiais com inversão de sentido das pistas são válidas apenas no trecho de serra — entre o km 40 e km 55 de Anchieta e entre o km 40 e km 57 pela Imigrantes — e poderão sofrer alterações de acordo com o volume de tráfego
Continua depois da publicidade