Diversos pontos do município já contam com topônimos / Henrique Teixeira/Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) instalou em diversos pontos do município 46 topônimos nas avenidas da praia, desde a José Menino até a Ponta da Praia.
De extrema importância para permitir que moradores, visitantes e prestadores de serviços identifiquem as vias com facilidade, os topônimos possibilitam que todos se desloquem com mais segurança e assertividade
Continua depois da publicidade
Como um recurso de sinalização viária aérea, os topônimos são placas que indicam o nome do logradouro (com a denominação pela qual é mais conhecida) que cruza a via onde são instaladas.
Elas costumam facilitar a localização das ruas, a orientação dos pedestres, dos motoristas e dos prestadores de serviço.
Continua depois da publicidade
Em Santos, o projeto de implementação foi dividido em duas etapas, sendo que a segunda foi concluída no final de fevereiro, com a instalação de 28 placas. Enquanto a primeira execução aconteceu no final de 2024, e instalou 18 unidades.
Os topônimos foram implantados na Avenida Presidente Wilson trecho entre a Rua Custódio e Melo e a Rua Quintino Bocaiuva), na Avenida Vicente de Carvalho (entre as avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias), na Avenida Bartolomeu de Gusmão (trecho entre a Avenida Siqueira Campos e a Rua Inglaterra)
Também foram instalados na Avenida Bartolomeu de Gusmão com Rua Imperatriz Leopoldina e na Avenida Rei Pelé (entre a Rua Afonso Celso de Paula Lima e a Rua Capitão João Salermo).
Continua depois da publicidade
O trabalho foi realizado pela CET-Santos, por meio de unidades ligadas à diretoria de Planejamento e Projetos (DPP), desde a concepção do projeto, a confecção na Fábrica de Placas e a instalação dos painéis indicativos pela equipe de sinalização.
Ao seguirem para o Litoral de São Paulo pela Rodovia dos Imigrantes, existe uma placa de trânsito favorita dos motoristas. Inclusive, quando muitos avistam a própria, demonstram imensa alegria.
O Diário do Litoral chegou a comentar o assunto em uma notícia.
Continua depois da publicidade