Instituto Cia Ballet Art Mesquita

Bailarinas de Guarujá conquistam 12 títulos em competição na Argentina

Festival de Dança do Mercosul aconteceu entre os dias 7 e 9 deste mês marcando a primeira participação do Studio fora do País 

Da Reportagem

Publicado em 14/09/2022 às 14:20

Compartilhe:

Bailarinas de Guarujá no Festival de Dança do Mercosul / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

 Com muito esforço, dedicação e talento, as bailarinas do Instituto Cia Ballet Art Mesquita de Guarujá levaram para casa 12 prêmios no Festival de Dança do Mercosul, na Argentina. Duas das premiações, inclusive, foram de "Melhor Bailarina do Festival" e "Melhor Bailarina Revelação". O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 deste mês e foi a primeira vez que a equipe representou o Instituto fora do País.

Ao todo, dez coreografias (balé clássico, jazz e contemporâneo) receberam aprovação, variando em apresentações individuais, em dupla e em trio. Dessas, quatro faturaram o primeiro lugar, outras três em segundo e mais três em terceiro.

"Foi uma experiência maravilhosa, pois participar do Festival já era um sonho. E sair do País para representar a minha academia de dança e ganhar o troféu de bailarina revelação me dá a sensação dever cumprido e de gratidão", disse a bailarina Marya Edhuarda, que também venceu na categoria solo de repertório.

O destaque também vai para Rosana Borges, que ganhou medalha de bronze no solo na categoria 'contemporâneo' aos 50 anos de idade. "Graças a Deus na melhor idade consegui realizar meu sonho. Gosto de viver experiências novas e essa foi uma das mais incríveis da minha vida. Como digo sempre: nunca é tarde para começar", comentou.

Sequência de vitórias
O sucesso na Argentina foi mais uma de várias conquistas para o Instituto neste ano, que também participou do Festival de Dança de Joinville (SC), a maior competição de dança do mundo. Marya Edhuarda conquistou o 3º lugar na categoria 'contemporâneo infantil', que foi uma das 38 coreografias aprovadas entre as 4.700 inscrições. 

A escola de dança também conseguiu enviar talentos no espaço internacional: a aluna Lissah Fuhr foi aprovada, através de audição no Rio de Janeiro, para cursar um mês de ballet, no 'Russian Ballet Orlando'; e a professora do Instituto, Livian Fernandes, ganhou bolsa para cursar um mês na 'Broadway Dance Center', em Nova Iorque.

O Instituto Cia Ballet Art Mesquita surgiu a partir do Projeto Crescendo com Arte e Dança, fundado há seis anos no Studio Ballet Art Mesquita, que inicialmente contava com 20 bolsistas. Com o crescimento foi aberto o Instituto e, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, os trabalhos seguem até hoje com vários resultados positivos e realizando sonhos através de aulas gratuitas de diversas modalidades dentro do balé.

A diretora do Instituto, Letícia Mesquita, comemora as conquistas e reforça a importância da arte. "Estar em outro País ou em qualquer lugar mostra o valor de nosso trabalho e da escola. Queremos mostrar que dança é algo sério e que é possível ter um futuro profissional por meio dela", afirmou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Primeiro teleférico do Brasil fica em cidade considerada 'Suíça brasileira'; veja

Com funcionamento especial e em dias específicos, o visitante pode atravessar o município até mesmo a noite

Diário Mais

Praia protegida por lei está altamente contaminada por lixo de banhistas; veja

O objetivo do projeto era compreender as fontes de contaminação da praia, que faz parte de uma Área de Proteção Ambiental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter