Continua depois da publicidade
O Centro de Apoio Operacional Vila Alice está construindo uma baia de táxi no meio da Avenida Luís Gama, já que os taxistas usavam o lado esquerdo da via, na contramão, como ponto de táxi. Além de colocar o ponto de acordo com a regularidade do trânsito, o local servirá de calçada para facilitar o cruzamento dos pedestres.
A Secretaria Municipal de Operações Urbanas, responsável pela obra do Centro de Apoio, também está desenvolvendo uma rotatória na ciclovia da Avenida Santos Dumont, que irá servir como retorno para os veículos que vêm da Luís Gama e também como uma ilha de proteção. Existe também um projeto para sinalizar o cruzamento, que será implantado após a conclusão da obra.
Continua depois da publicidade
O diretor do Centro de Apoio Operacional Vila Alice, Edwald Pietro Santiago, conta que na Avenida Luís Gama existe um supermercado grande em um lado da esquina, que favorece o movimento de pedestres e de outro, um posto de gasolina que está sendo instalado, tendendo o aumento do fluxo de automóveis. E à frente, na Santos Dumont, veículos e pessoas transitam no cruzamento junto aos ciclistas.
Continua depois da publicidade
Segundo Santiago, para os pedestres e ciclistas não se sentirem ameaçados pelo tráfego motorizado, “nós estamos construindo a baia, para adequar o ponto dos taxistas e o retorno, já que a baia serve de refúgio”, explica.
O taxista José Januário da Silva comenta o novo ponto de táxi: “Há mais de 10 anos existia uma reivindicação do sindicato para a construção do ponto. Porque, quando a gente sai na contramão, acaba interferindo no trânsito de bicicletas. Com o novo ponto a mobilidade vai melhorar”, conta José.
Continua depois da publicidade