Com a projeção de começar a operar apenas em 2032, o modelo atual prevê quatro estações / Pexels
Continua depois da publicidade
O tão sonhado trem-bala entre a cidade de São Paulo e o Rio de Janeiro ganhou novos detalhes, e o projeto parece mais próximo da realidade.
Conforme reportagem da Exame, o meio de transporte se move a uma velocidade de 350 km/h e promete unir as capitais em 105 minutos. Ou seja, o passageiro chegará ao seu destino em uma hora e 45 minutos.
Continua depois da publicidade
A grande responsável pelo projeto é a TAV Brasil, gigante do ramo de mobilidade. O governo brasileiro tem um contrato com a empresa, o que permite controle da linha por 99 anos.
O Brasil busca uma ampliação no setor de mobilidade. Veja também o trem de 15 bilhões vai ligar SP à praia em 1h30 e gerar 13 mil empregos.
Ao todo, a novidade custará R$ 60 bilhões, que serão aplicados na construção da base do traçado de 417 quilômetros.
Continua depois da publicidade
Com a projeção de começar a operar apenas em 2032, o modelo atual prevê quatro estações.
Em suma, o trem-bala Rio-SP inicia no Centro de São Paulo, passa por São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ) e chega à capital carioca, também na parte central.
Como já dito, a passagem terá o preço de R$ 500 e a viagem terá cerca de 105 minutos.
Continua depois da publicidade
O primeiro passo é elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e buscar a licença ambiental.
Após garantir o acordo, a organizadora do projeto se prepara para seguir em seus objetivos.
Com o objetivo de viabilizar o montante financeiro, a gestão realiza reuniões com estrangeiros, como árabes e espanhóis.
Continua depois da publicidade
Os recursos serão usados para comprar trilhos, trens e outros materiais da estrutura.