Continua depois da publicidade
Veículos que circularem pela faixa exclusiva para ônibus na avenida Ana Costa, no Gonzaga, no período das 17 às 20 horas, no sentido Centro/praia, serão autuados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) a partir de segunda-feira.
A fiscalização do órgão na via sentido Centro/praia iniciou no último dia 13. A faixa exclusiva começou a operar no dia 21 de setembro. Até o último dia 16, 67 veículos foram autuados no corredor e 25 removidos ao pátio da CET-Santos.
O presidente da CET-Santos, Rogério Crantschaninov, explica que a infração por trafegar no corredor destinado ao tráfego de ônibus no horário proibido poderá custar ao condutor R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já a penalidade para estacionamento irregular é de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.
Para orientação dos motoristas que trafegam pela via no sentido praia, a CET instalou 147 placas de sinalização. A fiscalização na avenida ocorre de segunda a sexta-feira. No sentido praia/Centro, a fiscalização é das 6 às 9 horas.
Crantschaninov orienta para que o motorista que necessitar entrar nas faixas exclusivas de ônibus para embarque e desembarque de passageiros sinalizem com luz de seta para não sofrer sanção.
O presidente da CET afirmou ainda que desde o início da fiscalização, no dia 20 de julho, 2.733 veículos foram autuados. “São 900 multas por mês, 40 por dia”, disse ele.
Entretanto, Crantschaninov salienta que o objetivo da implantação das faixas exclusivas de ônibus na avenida Ana Costa está sendo atingido. “As faixas ajudaram. O objetivo que é dar maior fluidez para o transporte público foi atingido. Os ônibus reduziram seus atrasos. Além disso, a disciplina no trânsito, mesmo nos horários de pico, melhorou muito”.
Transporte escolar
A partir de segunda-feira os corredores exclusivos de ônibus na avenida Ana Costa passam a ser liberados para os veículos que fazem o transporte escolar, das 6 às 9h (Praia/centro) e das 17 às 20h (Centro/praia), nas duas vias. “Estamos atendendo a um pedido dos escolares porque fizemos um estudo e concluímos que o impacto pode ser absorvido nas duas faixas”, afirmou Crantschaninov.
Continua depois da publicidade