Cotidiano

Aumento das águas do rio Elba rompe outro dique na Alemanha

Na medida em que as águas do Elba seguem para a região rural do leste alemão, houve melhora em outras áreas por onde a enchente passou

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/06/2013 às 11:45

Compartilhe:

O aumento do nível das águas do Rio Elba rompeu outro dique na manhã desta segunda-feira em sua marcha para o Mar do Norte, o que forçou as autoridades alemãs a retirar os moradores de dez vilas e fechar uma das principais rotas ferroviárias do país.

Na medida em que as águas do Elba seguem para a região rural do leste alemão, houve melhora em outras áreas por onde a enchente passou, com o recuo dos níveis em Magdeburg, capital do Estado de Saxônia-Anhalt.

Mais ao sul, o Danúbio atingiu recorde de alta na noite de domingo em Budapeste, capital da Hungria, mas as águas começaram a recusar nesta segunda-feira. Autoridades disseram que a cidade não registrou danos significativos e o primeiro-ministro Viktor Orban disse que soldados e trabalhadores de resgate vão transferir as atenções para a região sul do país.

Semanas de chuvas fortes nesta primavera (no hemisfério Norte) fizeram com que o Elba, o Danúbio e outros rios, como o Moldava e o Saale transbordassem, provocando graves danos nas regiões central e sul da Alemanha, República Checa, Áustria, Eslováquia e Hungria. Pelo menos 22 mortes relacionadas às enchentes foram registradas.

A cidade alemã de Magdeburg, o rio Elba subiu mais de 5 metros além de seu nível normal no final de semana, mas já havia recuado cerca de 30 centímetros nesta segunda-feira. Mais de 23 mil moradores tiveram de deixar suas casas no domingo. Autoridades disseram que uma subestação de energia da cidade já não sofre risco de sofrer inundações, o que tornaria a situação ainda pior, pois impediria o funcionamento das bombas que retiram água do local.

Muro e sacos de areia tentam conter enchente em um restaurante em Lauenburg (Foto: Christian Charisus/Associated Press)

Rio abaixo, um dique em Fischbeck, a oeste de Berlim, se rompeu durante a noite, o que levou à retirada dos moradores de dez vilas da região.

O serviço ferroviário alemão informou que teve de fechar uma ponte perto de Fischbeck, usada por trens que ligam Berlim a Colônia, Frankfurt and Amsterdã. Alguns trens estavam usando outras pontes na direção do norte e sul, provocando atrasos. Outros foram cancelados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Tecnologia

Conheça a nova tecnologia que vai substituir o Wi-Fi e é 100x mais rápida

Ainda não se sabe, exatamente, em quanto tempo ela estará disponível, mas os testes estão avançados

Esportes

Goleiro do Santos completa 10 jogos sem sofrer gols na Série B

Gabriel Brazão atuou em 21 jogos na temporada e passou ileso em praticamente metade das partidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter