Cotidiano

Atraso de Ponte Pênsil custa mais R$ 8,3 milhões aos cofres públicos

Após cinco aditivos de prazo, o valor da obra subiu de R$ 24,8 milhões para R$ 33,1 milhões, segundo informou o DER

Publicado em 03/09/2015 às 11:23

Compartilhe:

O atraso na conclusão da reforma da Ponte Pênsil custará R$ 8,3 milhões a mais aos cofres públicos. O montante foi informado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A obra foi contratada inicialmente por R$ 24,8 milhões, em 2013, e atualmente está custando R$ 33,1 milhões. A nova previsão de entrega é outubro deste ano.

Segundo informou o DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado, ao Diário do Litoral, o custo adicional corresponde aos cinco aditivos de prazo da obra.

A reforma da ponte foi contratada em 2013 pelo Governo do Estado. O contrato firmado com a Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A previa início das obras no dia 17 de junho daquele ano e conclusão em 12 meses. A obra seria entregue em maio de 2014, data do centenário da Ponte Pênsil. Mas, o prazo expirou e desde então já houve cinco aditamentos.

A ponte liga a Área Insular de São Vicente ao bairro continental do Japuí, que faz divisa com a cidade de Praia Grande, sendo um importante corredor de tráfego entre as duas cidades. Com a interdição da Ponte Pênsil, a Ponte do Mar Pequeno é o único acesso ao Litoral Sul.

Na manhã de sexta-feira (28), nove vereadores que compõem a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) se reuniram com autoridades, na sede do DER, na Capital, para cobrar o cumprimento do prazo de entrega da ponte.

Ponte liga a Área Insular de São Vicente ao bairro continental do Japuí que faz divisa com PG (Foto: Matheus Tagé/DL)

No entanto, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara de Praia Grande, o superintendente do DER, Armando Costa Ferreira, teria admitido um erro de origem no cronograma das obras durante o encontro, conforme publicado no DL, na última segunda-feira.

Mas, em nota, o DER negou que Ferreira tenha dito isso. “Diferentemente das informações publicadas pelo Diário do Litoral nesta segunda-feira, 31, o projeto executivo de obras para troca dos cabos e piso da Ponte Pênsil, em São Vicente, previa prazo inicial de 12 meses para execução dos serviços. No entanto, por ser esta uma ponte centenária, após o início dos serviços, a empresa Concrejato, responsável pela execução das obras, constatou pontos de deterioração das torres de concreto e plataforma. Esta informação foi prestada pelo diretor regional do DER em Cubatão, Orlando Arantes. O engenheiro explicou, inclusive, sobre as demais reformas estruturais realizadas na ponte em anos anteriores, mas que não podem ser comparadas à obra atual, pois pela primeira vez em 100 anos o cabeamento e o piso serão completamente trocados”, informou a assessoria do DER.

Quanto ao último aditivo de prazo, o DER informou que na reunião com a UVEBS “foi explicado que a Concrejato enfrentou problemas com a empresa fornecedora do tablado plástico. O material não atendia às especificações técnicas definidas pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), o que atrasou o seu fornecimento”.

Coletiva

O secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, realiza hoje, às 10h30, uma visita técnica às obras de reforma da Ponte Pênsil, em São Vicente, para acompanhar a progressão dos serviços em andamento. 

Na ocasião, uma coletiva de imprensa será organizada no canteiro de obras. Serão apresentadas informações técnicas sobre o avanço dos serviços realizados e a fase atual das obras. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Produtor diz que atestado de óbito de Zacarias foi rasurado para esconder doença

Polêmica morte de um dos maiores talentos da TV brasileira gera discussões até os dias de hoje

Diário Mais

Se Baba Vanga acertar, em 9 anos cidades do litoral e costeiras estarão submersas

Vidente é conhecida por profecias famosas que se concretizaram, como o 11 de setembro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter