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O atraso na conclusão da reforma da Ponte Pênsil custará R$ 8,3 milhões a mais aos cofres públicos. O montante foi informado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A obra foi contratada inicialmente por R$ 24,8 milhões, em 2013, e atualmente está custando R$ 33,1 milhões. A nova previsão de entrega é outubro deste ano.
Segundo informou o DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado, ao Diário do Litoral, o custo adicional corresponde aos cinco aditivos de prazo da obra.
A reforma da ponte foi contratada em 2013 pelo Governo do Estado. O contrato firmado com a Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A previa início das obras no dia 17 de junho daquele ano e conclusão em 12 meses. A obra seria entregue em maio de 2014, data do centenário da Ponte Pênsil. Mas, o prazo expirou e desde então já houve cinco aditamentos.
A ponte liga a Área Insular de São Vicente ao bairro continental do Japuí, que faz divisa com a cidade de Praia Grande, sendo um importante corredor de tráfego entre as duas cidades. Com a interdição da Ponte Pênsil, a Ponte do Mar Pequeno é o único acesso ao Litoral Sul.
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Na manhã de sexta-feira (28), nove vereadores que compõem a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) se reuniram com autoridades, na sede do DER, na Capital, para cobrar o cumprimento do prazo de entrega da ponte.
No entanto, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara de Praia Grande, o superintendente do DER, Armando Costa Ferreira, teria admitido um erro de origem no cronograma das obras durante o encontro, conforme publicado no DL, na última segunda-feira.
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Mas, em nota, o DER negou que Ferreira tenha dito isso. “Diferentemente das informações publicadas pelo Diário do Litoral nesta segunda-feira, 31, o projeto executivo de obras para troca dos cabos e piso da Ponte Pênsil, em São Vicente, previa prazo inicial de 12 meses para execução dos serviços. No entanto, por ser esta uma ponte centenária, após o início dos serviços, a empresa Concrejato, responsável pela execução das obras, constatou pontos de deterioração das torres de concreto e plataforma. Esta informação foi prestada pelo diretor regional do DER em Cubatão, Orlando Arantes. O engenheiro explicou, inclusive, sobre as demais reformas estruturais realizadas na ponte em anos anteriores, mas que não podem ser comparadas à obra atual, pois pela primeira vez em 100 anos o cabeamento e o piso serão completamente trocados”, informou a assessoria do DER.
Quanto ao último aditivo de prazo, o DER informou que na reunião com a UVEBS “foi explicado que a Concrejato enfrentou problemas com a empresa fornecedora do tablado plástico. O material não atendia às especificações técnicas definidas pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), o que atrasou o seu fornecimento”.
Coletiva
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O secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, realiza hoje, às 10h30, uma visita técnica às obras de reforma da Ponte Pênsil, em São Vicente, para acompanhar a progressão dos serviços em andamento.
Na ocasião, uma coletiva de imprensa será organizada no canteiro de obras. Serão apresentadas informações técnicas sobre o avanço dos serviços realizados e a fase atual das obras.
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