Cotidiano

Ator Gene Hackman, vencedor de 2 Oscars, é encontrado morto aos 95 anos

Veterano foi encontrado sem vida, junto de sua esposa, Betsy Arakawa, e o cachorro do casal

Gabriel Fernandes

Publicado em 27/02/2025 às 10:30

Atualizado em 27/02/2025 às 11:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Gene Hackman em cena de 'A Firma' / Paramount Pictures/Divulgação

Continua depois da publicidade

O ator Gene Hackman e sua esposa, Betsy Arakawa, e o cachorro do casal foram encontrados mortos em casa no Novo México. A informação foi confirmada pelo Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé. A polícia segue investigando o caso, mas até o momento não considera ter sido um crime.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Indicado cinco vezes ao Oscar, venceu pela primeira vez em 1972 pelo clássico "Operação França", enquanto a segunda foi em 1991 pelo papel do vilão Little Bill Daggett, de "Os Imperdoáveis".

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Morre a atriz Michelle Trachtenberg, de 'Eurotrip' e 'Buffy', aos 39 anos

• Morre Carlos Miranda, interprete do 'Vigilante Rodoviário', aos 91 anos

• Morre cineasta Cacá Diegues, um dos nomes do cinema novo, aos 84 anos

Durante boa parte de sua carreira, trabalhou com famosos cineastas como Richard Donner, Clint Eastwood, Francis Ford Coppola, William Fredkin, Sydney Pollack e Mel Brooks.

Carreira

Nascido durante a Grande Depressão em IIIlinois, Gene Hackman veio de uma família desfeita, pois seu pai foi embora quando ele tinha 13 anos e sua mãe faleceu ainda quando estava começando a estudar para ser ator.

Continua depois da publicidade

Neste período, ele foi colega de teatro com o icônico ator Dustin Hoffman, no Pasadena Playhouse na Califórnia, no final dos anos 1950. Curiosamente, os colegas de classe foram eleitos como os "menos prováveis de ter sucesso".

Eles vieram a trabalhar nas telonas com ele apenas em 2003, em "O Júri" (que foi o penúltimo papel do veterano nas telonas). 

Antes de partir para a área de atuação, quando tinha 16 anos, mentiu sobre sua idade e acabou indo servir na marinha, chegando a fazer missões no Japão e Havaí. 

Continua depois da publicidade

Posteriormente, ele estudou jornalismo na Universidade de Illinois, onde tentou pela primeira vez a produção televisiva, antes de ir estudar atuação.

Amante do automobilismo, durante a década de 1970 chegou a participar das provas de Fórmula Ford. Em 1983, ele participou da corrida de resistência de 24 horas de Daytona. 

Por conta das suas experiências pessoais horríveis, começou a usufruir dos péssimos momentos para trabalhar melhor os seus personagens. "Famílias disfuncionais geraram atores excelentes", comentou o ator em uma entrevista ao The Guardian, em 2002.

Continua depois da publicidade

Um dos seus papéis mais famosos foi como o vilão Lex Luthor, em "Superman: O Filme", mas ele quase não se concretizou por conta de uma questão inusitada: ele não queria raspar o seu bigode. Depois de muita insistência do próprio diretor Richard Donner, ele aceitou.

Outros títulos populares que o veterano participou foram Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (1967), A Conversação (1974), Reds (1981) e Mississippi em Chamas (1988).

Seu último filme foi a comédia "Uma Eleição Muito Atrapalhada", em 2004. Depois disso, Hackman optou por ter uma vida reclusa com sua esposa Betsy, pois de acordo com o próprio "não gostava de viver como uma celebridade, uma vez que apenas estudou para ser ator".

Continua depois da publicidade

Coincidência

Na última quarta-feira (26), a atriz Michelle Trachtenberg, de 'Eurotrip' e 'Buffy', também foi encontrada morta. Ela estava em seu apartamento, em Nova York e tinha 39 anos. Assim como Hackman, a polícia descarta a possibilidade de se tratar de um crime.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software