Cotidiano

Atleta de Itanhaém é bicampeã brasileira de break

Kekévai participar da campeonato Red Bull, que acontece nos dias 6 e7 de dezembro, no Rio de Janeiro

Nayara Martins

Publicado em 30/11/2024 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bicampeã Keké já está se preparando para outros torneios de break no País / Nayara Martins/DL

Continua depois da publicidade

A atleta Ketlyn Cristine Santos de Jesus, de 15 anos, conquistou o título como bicampeã brasileira de break, no dia 2 de novembro, em São Paulo. Ela já havia sido campeã no ano passado no mesmo campeonato. Ela competiu na categoria kids individual de até 16 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ketlyn, mais conhecida como Keké, começou a treinar o break aos 8 anos de idade com o seu pai, que também já treinava a modalidade. Ela cursa o 1º ano de Ensino Médio, na escola estadual Benedito Calixto, em Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• É ouro! Judoca de Peruíbe vence atleta de Israel e traz medalha ao Brasil

• Larissa Pimenta, atleta de São Vicente, garante bronze em Paris

Ela explica que estava preparada e bem treinada para participar na competição. 

“Estava bastante preparada, os treinos foram com movimentos específicos para esse campeonato. A estratégia foi a mesma do ano passado, quando também fiquei em 1º lugar no brasileiro”, frisa.

Continua depois da publicidade

E conta que desde o primeiro campeonato que participou em Itanhaém já se identificou com o break. “Comecei com o meu pai na Associação de Dança, mas ele teve um problema no joelho e parou de treinar”.

Para Keké, o prêmio é muito importante. “Fico feliz com o resultado. Muitas pessoas me enviaram mensagens. Ao saber que posso ser a inspiração para outras jovensisso é muito bom”, destaca.  

Um dos sonhos da atleta é participar do campeonato mundial Red Bull que reúne jovens de vários países do mundo. 

Continua depois da publicidade

O Rede Bullacontece nos próximos dias 6 e7 de dezembro, no Rio de Janeiro. O grupo ActionBreak´s, de Itanhaém,já está se preparandopara levar alguns alunosnas categorias kids e adulto. Entre os destaques da

Associação estão a B-Girl Keké e o B-Boy Jeferson, na categoria kids. 

Outra meta é conseguir se classificar para participar das Olimpíadas em 2032, que será na Austrália.

Continua depois da publicidade

Keké recebe o Bolsa Atleta, pois tem boas pontuações nos torneios nacionais. Ela já participou de um campeonato no Uruguai, em 2018 e ficou em 2º lugar. E ainda na Colômbia de formaoniline, durante o período da pandemia.

Além de participar de campeonatos com o ActionBreak´s. 

Planos para 2025

O diretor da Associação de Dança, Fernando Ferreira Curcio, que também é instrutor na modalidade break, conta sobre alguns planos para 2025.

Continua depois da publicidade

“Vamos participar de um campeonato na Alemanha, que será no mês de abril de 2025”, salienta.

Para conseguir recursoso projeto socialtem feito inscrições em editais públicos e também está em busca de patrocinadores. 

Os atletas conseguem participar de torneios por meio de pontuações nas competições nacionais. Kekéjá foi escalada pela seleção brasileira para ir à China, em setembro deste ano.

Continua depois da publicidade

“Estamos para fechar um grande patrocínio, mas não é voltado para financiar os custos de viagem, somente para colaborar com o projeto social”.

Projeto

A Associação de Dança de Itanhaém funciona desde 21 de outubro de 2017, no bairro Guapurá. O espaço foi cedido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura de Itanhaém.

“A Associação funciona no Guapurá, um bairro de grande vulnerabilidade social, e é voltadaàs crianças e adolescentes. O foco é oferecer atividades culturais e esportivas aos estudantes do bairro”.

Continua depois da publicidade

Hoje, o projeto social possui cerca de 60 crianças e jovens que participam de várias modalidades. Além do break, são oferecidas aulas de inglês, de ballet, judô e skate.

Fernando lembra que o grupo de break foi fundado em 2009, com o Action Break.

“Temos várias crianças que se destacam no break e, hoje, temos o grupo que compete nos torneios, o Action Break.

Continua depois da publicidade

Vimos a necessidade de preparar os jovens não somente como artistas, mas também como atletas”. Cita ser fundamental o trabalho de base e mais políticas públicas voltadas a essas áreas”.  

“Nossaesperança é que eles continuem com boas pontuações e participem dos Jogos da Juventude em Brasília, em 2025”, revela.  

A modalidade entrou para as Olimpíadas no ano de 2024,maso Brasil não conseguiu classificar atletas para as Olimpíadas deste ano.

Interessados em participar do projeto social na Associação de Dança podem comparecer na sede, às segundas e quintas feiras, a partir das 14h30. E nas oficinas de breakrealizadasnas quintas-feiras, das 18 às 19 horas, com o professor Ailson Leão. E fica na rua Ketes do Rosário Domingues, 160, no bairro Guapurá, em Itanhaém.

Ouacessar o Instagram da @Assoc. de Dança de Itanhaém ou no grupo @actionbreaks. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software