Maria Emília Tellaroli Ramos é dentista da rede municipal há 24 anos / Divulgação/PMG
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A saúde começa pela boca. A frase, tão usual, define bem a importância de ter uma boca saudável, pois bem cuidada, previne uma série de problemas no nosso organismo, já que a boca é a porta de entrada de muitas doenças.
E além dos nossos cuidados diários é preciso contar com ajuda de um profissional qualificado. Por isso, nesta quinta-feira, 25, Dia Nacional do Dentista, a Prefeitura de Guarujá homenageia todos aqueles profissionais da rede municipal de saúde, que são os verdadeiros responsáveis por devolver a autoestima de muita gente.
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Casada e mãe de dois filhos, Maria Emília Tellaroli Ramos é dentista da rede municipal há 24 anos, todos eles dedicados à mesma unidade: a Usafa/UBS (unidade mista) do bairro Santa Rosa, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 133.
A dentista conta que todo esse tempo permitiu com que ela criasse um forte vínculo com a comunidade. Não só do Santa Rosa, mas também da Vila Lígia e entorno. “Falo sempre que aqui é a extensão da minha casa. Tenho grandes amigos e já cheguei até a ir em casamento de pacientes”.
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Prova disso é que a cirurgiã-dentista já atende a terceira geração de pacientes. “Já cuidei da mãe, do filho e hoje cuido dos netos. Olha, esses 24 anos são uma lição de vida, e o serviço público uma verdadeira escola para mim”.
A “dra Emília”, como é chamada, chega à Unidade todos os dias, por volta das 7 horas. Desenvolve seu trabalho com muito amor e carinho. “Procuro fazer o meu melhor todos os dias, e eu penso assim: faça para um amigo, o que você quer pra você”.
Sobre a Unidade em que atua, a profissional enfatiza que é um local muito especial. “Toda equipe é muito unida e bastante profissional”. E quem trabalha na área da saúde precisa entender que a humanização é fundamental, aponta a profissional. “Tem que tratar bem o paciente que chega. Às vezes, alguns chegam resistentes, um pouco bravos, mas a gente vai conversando, e com muita calma e acolhimento, eles acabam entendendo o nosso papel e que estamos aqui para ajudar”.
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Uma das pacientes da dentista é a microempreendedora, Maria Ximena Spina. Ela é argentina e mora no Guarujá há 16 anos. “Pelo menos há 10, sou paciente da doutora Emília. Ela atende todo mundo muito bem e também cuida dos meus filhos e marido. É uma pessoa linda, uma profissional maravilhosa Aliás, toda a unidade tem um serviço bom”, relatou a comerciante que conheceu a dentista em um bazar e depois, acabou virando paciente.
Moradora do Santa Rosa, Maria Ximena fala que nunca teve plano de saúde e é só elogios ao sistema de saúde de Guarujá. “A saúde dessa Cidade melhorou muito desde o ano passado. O PAM está outra coisa, mais bonito e os serviços de Saúde da Mulher também são muito bons”.
Prefeitura pretende ampliar ações
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Melhorar as condições de saúde pública à população é uma das principais metas da Administração Municipal. E a saúde bucal é um dos eixos que, desde o ano passado, vem apresenta diversas melhorias.
Atualmente, a rede municipal de Guarujá possui um total de 102 dentistas. O atendimento na Cidade é feito desde a gestante, até o mais idosos. Os munícipes passam por atendimento na Atenção Básica, entre Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas); nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Vicente de Carvalho e Matheus Santamaria, “o PAM da Rodoviária”, para os casos de urgência e emergência; e também pelo Centro de Especialidades Odontológicas.
Segundo explica a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Márcia Olmos Moucachen, Guarujá desenvolve um belo trabalho nesta área, com ações de orientação nas escolas e eventos da Cidade, além da capacitação dos profissionais.
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“A gente vem a cada dia tentando fazer o melhor possível. Temos um projeto de implantar um novo CEO na Cidade, além da aquisição de novos equipamentos”. Ela acrescente ainda que a meta da Prefeitura é, no próximo ano, realizar novos mutirões de prótese dentária.
Avanços na Saúde Bucal de Guarujá
Centro de Especialidades Odontológicas é reformado
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(Avenida Marivaldo Fernandes, 275, na Vila Júlia)
O equipamento foi totalmente reformado sendo entregue à população em janeiro deste ano. Climatizado, o CEO oferece hoje um atendimento muito mais digno aos pacientes. A Prefeitura executou serviços como a troca da estrutura hidráulica e elétrica, troca de pisos, instalação de divisórias de gesso, reparos no teto, pintura, tanto na parte interna como na externa. O Centro atende pacientes (também especiais) para os seguintes procedimentos: tratamento de canal, gengiva (periodontia), lesões e suspeitas de câncer (semiologia); odontopediatria, próteses dentária e cirurgias (siso). São 14 dentistas atuando no local, que faz, aproximadamente, 70 atendimentos diários.
Volta do dentista 24 horas no PS de Vicente de Carvalho
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(Avenida São João, 111, no Pae Cará)
Ao final de abril deste ano, a Prefeitura retomou o atendimento odontológico, 24 horas, no Pronto Socorro de Vicente de Carvalho. O serviço havia sido desativado em fevereiro de 2015, ainda na gestão anterior. Diante disso, os pacientes que precisam de atendimento emergencial tinham que se deslocar até o PAM Rodoviária (Santo Antonio). O serviço odontológico de emergência no PS de Vicente de Carvalho conta com dentistas em plantões de 12 horas: das 7 às 19 horas, e das 19 às 7 horas. São realizados até 700 atendimentos no mês.
PAM Rodoviária faz 7 mil atendimentos em seis meses
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(Avenida Santos Dumont, 856, no bairro Santo Antonio)
Depois da reforma significativa, o PAM da Rodoviária (UPA Matheus Santamaria) contabiliza cerca de 7 mil procedimentos odontológicos realizados, no período de março a setembro deste ano. O local tem uma equipe multiprofissional preparada e um consultório específico para o atendimento odontológico emergencial. São cerca de 700 atendimentos feitos mensalmente.
120 próteses dentárias entregues
A Secretaria de Saúde desenvolveu vários mutirões para colocação e entrega de próteses dentárias. No total, 120 pessoas foram beneficiadas. Iniciativa recupera a autoestima dos pacientes promovendo um novo sorriso. Os mutirões aconteceram em várias etapas: moldagens, bases, roletes, prova e colocação. O objetivo foi de otimizar e reduzir ainda mais, a fila de espera na rede municipal. Mensalmente, o CEO entrega 180 próteses.