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A administração de medicamentos, principalmente em crianças, requer atenção máxima. Toda mãe sabe disso. Foi assim que a diarista Patrícia Santos salvou seu filho de um problema maior. Mãe de quatro filhos, ela costuma verificar sempre o nome do remédio que está medicando os filhos, principalmente quando se trata do caçula Lucas, de dois anos.
O pequeno apresentou a garganta inflamada no último domingo (2), identificada pelos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cubatão. A medicação indicada para o caso foi a Amoxilina. No entanto, o bebê continuou se queixando de dores na barriga. Então, a mãe resolveu levá-lo ao Pronto-socorro Infantil da Cidade na madrugada da última segunda-feira (3). Foi lá que receitaram 30 gotas de Ibuprofeno para o menino e indicaram a farmácia popular do PS para que a mãe retirasse o remédio. Patrícia assim prosseguiu.
Já em casa, a diarista percebeu que o funcionário da farmácia forneceu o remédio errado: Brometo de Ipratrópio (Atrovent), que é para inalação. “Remédio para inalação tem que ser com as gotas certas. Imagina eu dando 30 gotas para o meu filho tomar? Era morte na certa”, reclama Patrícia, que também fez a reclamação em sua página na rede social para alertar as outras mães. “Eu estou decepcionada. Os funcionários, assim como nós mães, precisam ter mais atenção na hora de distribuir os remédios”, complementa.
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Alerta
A pediatra Vera Rullos confirma o alerta de Patrícia. As mães precisam ter atenção na hora de medicar seus filhos. “Estejam sempre atentas. Não posso dizer o que realmente aconteceria caso esta criança tomasse o Brometo de Ipratrópio, mas, como o remédio também é para criança, os efeitos seriam mais leves. Perigoso seria se a mãe não estivesse atenta e o remédio fosse indicado para adultos”, salienta. A bula do Brometo Ipratrópio também não indica quais sintomas que poderiam ocorrer caso a solução para inalação fosse ingerida.
Prefeitura
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Questionada pela Reportagem do Diário do Litoral sobre o caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informou que a responsável pelo paciente procurou a Unidade de Saúde da Família (USF) da Ilha Caraguatá, um dos pontos de distribuição de medicamentos, no dia seguinte ao ocorrido. Ela apresentou a receita e retirou o medicamento correto. “A Secretaria lamenta o erro acontecido e esclarece que está apurando o fato, para que não volte a ocorrer”, garante.
Ouvidoria da Saúde
Qualquer reclamação referente ao serviço de Saúde pode ser apresentada à Ouvidoria da Saúde, que mantém canais para que a população acesse facilmente o serviço. Pode ser pelo e-mail [email protected], pelo telefone 0800-772-4132 ou pessoalmente, das 9 às 16 horas, na Avenida Martins Fontes, 328, Vila Nova.
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As solicitações são apuradas e os reclamantes recebem respostas acerca dos procedimentos adotados a partir de cada reclamação.
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