Cotidiano

Ataques no Iraque deixam ao menos 24 mortos

Os ataques têm aumentado no país desde uma ação agressiva feita em abril contra um acampamento de protesto sunita

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/08/2013 às 21:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Ataques de insurgentes em todo o Iraque, incluindo uma explosão de uma bomba por um suicida em uma festa de casamento xiita, deixaram ao menos 24 pessoas mortas nesta quinta-feira, disseram autoridades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os ataques têm aumentado no país desde uma ação agressiva feita em abril contra um acampamento de protesto sunita. Mais de 3 mil pessoas já perderam a vida por causa da onda de violência durante os últimos meses. A agressiva tendência observada no país tem levantado temores de que o Iraque possa ser palco de novos confrontos sectários, que deixaram o país à beira de uma guerra civil em 2006 e 2007.

Nesta quinta-feira, ao noroeste da cidade de Dujail, um homem-bomba detonou explosivos em meio a uma festa de casamento de uma família xiita, matando nove civis e ferindo outros 27, informou a polícia.

Dujail, localizada cerca de 80 quilômetros ao norte da capital, Bagdá, é uma cidade de muçulmanos xiitas rodeada por áreas de sunitas. As tensões entre as duas facções do islã cresceram com o governo dominado pelos xiitas.

Continua depois da publicidade

- Civis inspecionam os danos causados por um ataque com carro-bomba em Bagdá, no Iraque (Foto: Associated Press)

Em outro ataque sangrento, um homem-bomba detonou explosivos próximo a um caminhão carregado de combustível em um quartel militar na província de Anbar ao oeste do Iraque. O ataque matou nove soldados e feriu outros onze, informou a polícia.

A província de Anbar é uma das áreas onde os insurgentes intensificaram os ataques para minar os esforços do governo de aumentar a segurança.

Continua depois da publicidade

Também nesta quinta-feira, atiradores em dois carros mataram o líder local a favor do governo em Madain e seus dois seguranças, um segurança ficou ferido. Madain está localizada a aproximadamente 25 quilômetros ao sudoeste de Bagdá.

Em Mosul, localizada a 360 quilômetros de Bagdá, uma bomba explodiu próxima a uma patrulha da polícia, matando dois policiais, enquanto homens armados mataram um Sheik em outro ataque, contou a polícia.

Médicos confirmaram todas as mortes. Nenhum grupo se responsabilizou ainda pelos ataques. Extremistas sunitas, como o braço da Al-Qaeda no Iraque, tentam minar o governo xiita e frequentemente são acusados dos ataques cujo alvo são civis.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software