Cotidiano

Asteroide 2012 DA14 se distancia da Terra

Ele ficou mais próximo do planeta por volta das 17h25 (horário de Brasília) a uma distância de 27 mil quilômetros

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/02/2013 às 20:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O asteroide 2012 DA14 já passou pela Terra. Informações da Nasa, a agência espacial norte-americana, apontam que o asteroide ficou mais próximo do planeta por volta das 17h25 (horário de Brasília) a uma distância de 27 mil quilômetros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O asteroide passou próximo ao anel de satélites de comunicações, mas não houve risco de colisão pois esses ficam sobre a Linha do Equador e o asteroide passou mais próximo do Polo Sul.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cruz Vermelha e ONG colombiana resgatam policiais sequestrados pelas Farc

• Sobe para 950 número de feridos com queda de meteorito na Rússia

• Pistorius é acusado formalmente, mas nega assassinato

Em nota divulgada mais cedo, a agência espacial informou também que não há relação entre a chuva de meteoritos na Rússia e o asteroide 2012 DA14. De acordo com cientistas da Nasa, a trajetória do meteoro na Rússia foi significativamente diferente do que a trajetória do asteroide. As informações ainda estão sendo recolhidas e a análise é preliminar.

Segundo a Nasa, “nos vídeos do meteoro, ele é visto passando da esquerda para a direita na frente do sol nascente, o que significa que estava viajando de Norte a Sul. A trajetória do asteroide DA14 está na direção oposta, do Sul para o Norte".

Continua depois da publicidade

Quase mil pessoas foram feridas devido à queda de um meteorito na região dos Montes Urais, Centro-Oeste da Rússia, informou a agência de notícias Lusa. Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoro passou a se desintegrar e, ao longo de vários quilômetros, foi possível ver rochas ardentes brilhantes, que deixavam um rastro de fumaça no céu russo.

A Academia de Ciências da Rússia estima que o meteoro pesava cerca de 10 toneladas e entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software