Continua depois da publicidade
Física ou cerebral, a característica dos atletas paradesportivos apenas parece ser uma limitação, pois, na verdade, transparece garra e determinação. Prova disso é a conquista de 14 medalhas pela Associação Paradesportiva da Baixada Santista (Apbs) no Circuito Loterias Caixa Brasil de Natação e Atletismo, na última sexta-feira (15). Ultrapassando cada segundo no Ibirapuera, quatro deles alcançaram o índice para competições nacionais de atletismo e natação. A entidade é parceria da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Trazendo duas pratas para Guarujá, Cristian Costa, da natação, ficou em segundo lugar nos 50 metros livre e nos 100 metros borboleta. Nos 400 metros medley e nos 400 metros livres, Costa conseguiu bronze e a importante classificação para o nacional. No atletismo, João Batista, da categoria T37, brilhou nas pistas, faturando ouro nos 100, 200 e 400 metros rasos e conquistando o índice para o Brasileiro nos 400 metros. O jovem Lucas Souza, da categoria T46, também ganhou ouro nos 100, 200 e 400 metros, passando do nível estadual para a disputa de competições nacionais.
Continua depois da publicidade
Já o atleta Ednaldo Alves, da categoria T36, conquistou prata nas categorias de 200 e 400 metros rasos. E Carlos Pierre, da Categoria T54, alcançou o bronze nos 100 e 400 metros, ganhando a classificação para competições nacionais. O diretor da Apbs, Moisés Fabrício de Souza Cruz, conta que Pierre participou de “três baterias, com 22 atletas; uma disputa acirrada, mas que não impediu que conseguisse o índice para o nacional”.
Cruz também está satisfeito com o corredor Lucas Souza. “O grande destaque da competição, com apenas 16 anos, conseguiu três ouros em todas as categorias que disputou e ainda passou perto do recorde mundial, por apenas um 1,87 segundo”, ressaltou Cruz.
Continua depois da publicidade
Para o técnico desportivo de atletismo da equipe, José Roberto Barros de Araújo, os esportistas deram uma resposta positiva ao treinamento. “Mesmo com o limite de espaço do estacionamento do Ginásio Guaibê, em comparação à realidade da pista, eles focaram muito bem na competição”, explicou Araújo. O técnico agradece “o apoio da Prefeitura de Guarujá, que cede o espaço para os treinamentos e à academia GoFitness, que providenciou os uniformes para a equipe”, completou Araújo.
Definições das categorias
As modalidades T36 e T37 são para pessoas com desordem no sistema nervoso central ou com sequelas de paralisia cerebral. A categoria T46 é para os atletas com membros superiores amputados e a T54 conta com atletas paraplégicos.
Continua depois da publicidade