Cotidiano

Assinado contrato para revitalizar a escadaria do Monte Serrat

O concreto e o asfalto da escadaria do Monte Serrat serão refeitos e a iluminação em toda a sua extensão substituída por tecnologia em LED

Da Reportagem

Publicado em 06/09/2018 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto prevê ainda a construção de uma escada hidráulica para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Proporcionar conforto e segurança na subida dos 402 degraus da escadaria que leva ao Santuário da padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, no alto do morro. Este é o objetivo das obras de revitalização que serão implantadas no bairro onde vivem 1.375 santistas (Censo IBGE 2010).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O concreto e o asfalto da escadaria do Monte Serrat serão refeitos e a iluminação em toda a sua extensão substituída por tecnologia em LED. O projeto prevê ainda a construção de uma escada hidráulica para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais.

Continua depois da publicidade

O mecanismo será instalado ao longo da Escadaria Caminho Monsenhor Moreira, começando no alto do morro, nicho III, e descendo até a base do monte. São degraus que servem para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.

A concorrência para a obra está concluída e os serviços serão iniciados este semestre, com prazo de execução de nove meses, ao custo de R$ 1,4 milhão, incluindo material, mão de obra e equipamentos. A construtora Spalla Engenharia foi a vencedora da licitação e trabalhará sob a supervisão da pasta de Infraestrutura e Edificações.

Continua depois da publicidade

Conteção

Para execução dos serviços será elaborado um projeto de análise do comportamento do solo e das rochas. O estudo servirá para definir as ações necessárias para estabilizar a encosta na qual a escadaria está inserida, e que vem sofrendo, ao longo dos anos, pequenas e custosas intervenções para conter seus escorregamentos.

A empresa Setee Serviços Técnicos Especializados ganhou a tomada de preços para elaboração do projeto e terá seis meses para concluir o projeto no valor de R$ 250 mil. Tanto a obra quanto o projeto contam com verba de convênio Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), órgão ligado ao Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software