Cotidiano

Artista expõe telas de animais marinhos pelo Brasil em cidade do litoral SP

São dez telas e uma coleção sobre animais marinhos que podem ser vistas até o final deste mês

Nayara Martins

Publicado em 13/01/2025 às 06:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Interessados em conhecer o trabalho da artista Bianca podem acessar o Instagram @bialouzada e o @cienciart / Nayara Martins

Continua depois da publicidade

“Cienciart: Animais marinhos pelo Brasil” é o tema da exposição sobre animais marinhos que está aberta ao público na Pinacoteca Municipal “Alfredo Volpi”, em Itanhaém. A mostra é gratuita e pode ser vista até o dia 31 deste mês.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

São dez telas pintadas em aquarela, com as descrições de cada animal marinho, sua importância, como vivem e as curiosidades.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Artista plástica inova e faz bonecas realistas diferentes em Itanhaém; conheça

Essa é a primeira exposição feita pela artista plástica e estudante de Ciências Biológicas Bianca Louzada, de 22 anos, de Itanhaém.

Bianca explica que teve a ideia de falar sobre o tema animais marinhos no Brasil por ser um assunto presente na sua vivência e na faculdade de Ciências Biológicas.

Continua depois da publicidade

“Sou educadora ambiental e falo bastante sobre isso com as crianças, em uma escola, como a poluição oceânica e a conscientização para se preservar o oceano e os animais marinhos”, destaca.

“Esse é um projeto que estou desenvolvendo para juntar a ciência e a arte”, conta.

Outra novidade é que os quadros mostram a descrição em braile e os desenhos em relevo para que as pessoas com deficiência visual possam ler e sentir.

Continua depois da publicidade

A artista mostra ainda algumas esculturas feitas com material reciclável, como as estrelas do mar, uma baleia e uma tartaruga-verde, além dos corais do mar.

“Para fazer as esculturas usei papelão, papel, garrafas pets, algumas encontradas na praia em Itanhaém. A ideia é despertar a conscientização nas pessoas, em especial, neste momento em que vemos cada vez mais poluição no ambiente marinho e nas praias”, explica.

Bianca lembra que alguns animais marinhos estão em risco de extinção, um exemplo é a raia manta, entre outros.

Continua depois da publicidade

A raia manta tem o corpo em forma de losango, uma cauda longa e pode medir até sete metros e pesar até 1350 quilos. E ainda pode viver até 20 anos.

Coleção

A mostra conta com uma coleção biológica composta por seis animais marinhos embalsamados.

Entre eles estão o tubarão licha, o tubarão-martelo, a raia-borboleta, a raia-viola, o tubarão galha-preta e o tubarão cinza. Além dos animais também tem a descrição de cada um e o seu habitat.

Continua depois da publicidade

Eles fazem parte do acervo do laboratório do curso de Ciência Biológicas, da Unesp, em São Vicente.

“Minha intenção é expandir o projeto Cienciart e realizar outras exposições sobre vários temas ligados à ciência. A próxima deverá ser para mostrar os insetos”, conclui.

A exposição conta com recursos da lei Paulo Gustavo, por meio do projeto Cienciart da autora, e tem o apoio do Departamento de Cultura, da prefeitura de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Sobre a autora

Bianca Louzada é artista plástica e estudante no curso de Ciências Biológicas da Unesp, em São Vicente. Após se formar no curso de Meio Ambiente na Etec de Itanhaém, ela apaixonou-se por Biologia.

Como artista, Bianca desenvolve a arte por meio do desenho com foco em ilustrações digitais e tradicionais, utilizando a aquarela e outros tipos de tinta, além de trabalhos de design gráficos, produção de logos e posts para redes sociais. 

Atualmente, ela trabalha como educadora ambiental e realiza atividades ambientais com crianças, em uma escola de educação infantil em Santos.

Continua depois da publicidade

Interessados em conhecer o trabalho da artista Bianca podem acessar o Instagram @bialouzada e o @cienciart.

A exposição pode ser vista até 31 de janeiro, terça–feira a sábado, no horário das 9 às 17 horas, na Pinacoteca Municipal “Alfredo Volpi”, localizada na Praça Carlos Botelho, 48, no centro histórico de Itanhaém.   

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software