Menores de 7 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos está garantindo a diversão e a alegria das crianças em novembro. O aquário do município lançou uma programação especial repleta de atividades lúdicas.
As ações educativas são voltadas ao público em geral e realizadas na parte externa do Aquário (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia), das 15h às 17h. O equipamento abre para visitas de terça-feira a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h30), com entrada a R$10 (inteira) e R$5 (meia).
Continua depois da publicidade
Menores de 7 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia-entrada crianças de 8 a 12 anos. Para mais informações, entrar em contato no telefone (13) 3278-7830.
Objetivo: sensibilizar e difundir conhecimentos científicos ao público geral sobre as questões ambientais, os organismos marinhos e as espécies migratórias.
Continua depois da publicidade
Objetivo: sensibilizar o público sobre o tráfico de animais silvestres, destacando a importância da conservação da biodiversidade e o impacto desse crime ambiental. Através dessa interação, busca-se estimular a população a adotar atitudes que favoreçam a proteção das espécies e o combate a práticas ilegais, incentivando o envolvimento em ações de preservação da fauna nativa.
Descrição: a atividade consiste em uma enquete interativa, na qual os participantes responderão a perguntas sobre o tráfico de animais, abordando temas como as consequências dessa prática para os ecossistemas, as formas de prevenção e como todos podem colaborar na denúncia e combate a esse crime.
Objetivo: ensinar de forma lúdica para as crianças como cuidar de uma composteira doméstica.
Continua depois da publicidade
Descrição: esta atividade acontece de forma lúdica para as crianças, ensinando-as como montar e cuidar de uma composteira doméstica. A atividade inclui a apresentação de um flip chart sobre como funciona a compostagem, instruções sobre como montar uma composteira e a distribuição gratuita de biofertilizante.
Objetivo: sensibilizar o público sobre os impactos do lixo do mar e da Pesca Fantasma na fauna marinha.
Descrição: a atividade consiste em retirar o lixo que estará junto aos animais marinhos dentro da caixa da Pescaria Ecológica e destinar para o recipiente correto.
Continua depois da publicidade
Objetivo: sensibilizar o público sobre questões ambientais relacionadas aos organismos marinhos, espécies migratórias e o tráfico de animais. Busca-se ampliar o conhecimento sobre a importância dessas espécies para a saúde dos ecossistemas e os impactos das atividades humanas como o tráfico de animais sobre a biodiversidade marinha e terrestre.
Descrição: a atividade contará com uma exposição interativa com exemplares de animais taxidermizados, painéis informativos que permitirão ao público aprender sobre as espécies marinhas e migratórias, seus ciclos de vida, e os riscos que enfrentam devido ao tráfico de animais e outras pressões ambientais. Monitores estarão presentes para conduzir explicações, responder perguntas e engajar o público em práticas de conservação.
Objetivo: o objetivo da atividade é sensibilizar os participantes sobre a importância do controle da poluição industrial, promovendo práticas sustentáveis e discutindo soluções para minimizar o impacto ambiental causado por atividades industriais.
Continua depois da publicidade
Descrição: o jogo ‘Poluição’ é uma maneira divertida de sensibilizar o público sobre os impactos ambientais gerados pela poluição industrial e suas possíveis soluções. As crianças percorrem o tabuleiro com seus peões, identificando os diferentes estágios representados nas figuras.
Observação: caso chova, as atividades acontecerão no auditório.
Local: Parque Roberto Mário Santini (Av. Pres. Wilson s/nº)
Continua depois da publicidade
Pintura com Tinta Facial: através dos moldes disponibilizados, as crianças poderão escolher entre diferentes animais aquáticos para pintar na pele, utilizando tinta de pintura facial. Enquanto a pintura é realizada, o educador ambiental abordará questões pertinentes à conservação e preservação do meio ambiente.
Contação de história e oficina de dedoches: A atividade tem como objetivo proporcionar uma experiência enriquecedora ao unir o aprendizado cultural com a expressão artística, permitindo que as crianças vivenciem e criem de forma prática o que foi abordado na contação. Durante a atividade, será contada a história ‘Oceano em Apuros’, destacando sua importância para o ecossistema marinho e os desafios de sua preservação. Após a contação, as crianças serão convidadas a confeccionar dedoches representando os personagens da história, incentivando a sensibilização ambiental por meio da arte.
Oficina de Pintura: as crianças terão a chance de explorar sua criatividade pintando, usando materiais reaproveitados como papelão em vez de telas tradicionais. Isso não só promove a sustentabilidade, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas.
Continua depois da publicidade
Local: Universidade São Judas - Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 - Vila Mathias)
Apresentação: a atividade visa sensibilizar o público da primeira infância, de forma lúdica, sobre a importância da educação ambiental e como essas iniciativas contribuem para formar cidadãos mais conscientes e engajados em práticas sustentáveis, promovendo a preservação ambiental por meio de atitudes responsáveis.
Contação de História e Oficina de Dedoches: durante a atividade, será contada a história ‘Oceano em Apuros’, destacando sua importância para o ecossistema marinho e os desafios de sua preservação. Após a contação, as crianças serão convidadas a confeccionar dedoches representando os personagens da história, incentivando a sensibilização ambiental por meio da arte.
Continua depois da publicidade
Mesa de Investigação Marinha Especial Sobre Espécies Marinhas e de Migração: sensibilizar e difundir conhecimentos científicos ao público geral sobre as questões ambientais, os organismos marinhos e as espécies migratórias.