Aquário de Santos faz 79 anos / Reprodução/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Um ilustre santista, que já recebeu presidente da República, é referência em tratamento de animais marinhos e amado por crianças e adultos estará em festa, entre terça-feira (2) e sexta (5). É o Aquário Municipal que completa 79 anos de inauguração.
O parque público, quase octogenário e um dos mais visitados do Estado de São Paulo, tem uma programação especial para a comemoração.
Continua depois da publicidade
Durante a semana, o equipamento municipal preparou várias atividades educativas para o público, que agradam em cheio as crianças, como a pintura de animais marinhos com tinta facial, na qual, através de moldes, as pessoas podem escolher entre diferentes animais aquáticos que desejarem pintar na pele.
Enquanto a pintura é realizada, um educador ambiental aborda questões pertinentes à conservação e preservação do meio ambiente. Acontecem ainda palestras, jogos, oficinas de pintura, mesa de investigação marinha, entre outras atrações (confira a programação detalhada abaixo). Em caso de chuva, as atividades planejadas para a área externa serão realizadas no auditório do Aquário.
Continua depois da publicidade
HISTÓRIA
Um dos aquários mais antigos do País nasceu da ideia do então prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, que, no começo dos anos 1940, queria abrigar uma variada coleção de espécies vivas ligadas ao ambiente marinho. Em 1943, as obras tiveram início. A inauguração ocorreu em 2 de julho de 1945, com a presença do presidente Getúlio Vargas, e o veterinário Joaquim de Moraes foi o primeiro administrador do parque.
Em 2006, o equipamento municipal foi ampliado, recebendo um prédio anexo, porém preservando as características arquitetônicas originais da primeira construção, que foi modernizada internamente e ganhou acessibilidade. Em 2008, as paredes externas receberam dois murais elaborados pelo artista plástico e ambientalista norte-americano Robert Wyland.
Continua depois da publicidade
O espaço é referência na recuperação de espécies marinhas, principalmente de tartarugas e pinguins. Foi, inclusive, no Aquário de Santos que nasceu, em 2001, o primeiro pinguim em cativeiro do país, o Fraldinha.
ATRAÇÕES
Além de ser um polo de educação ambiental, realizando uma série de atividades educativas e monitoria, o Aquário de Santos recebe cerca de 500 mil visitantes por ano que aprendem sobre a vida marinha em seus 34 tanques temáticos, com as cenografias que representam os habitats naturais dos animais, como costão rochoso, praia arenosa, recife de corais, tanque oceânico, tanque de pesca fantasma, entre outros.
Continua depois da publicidade
O Aquário funciona de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h30), na Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia. Os ingressos custam R$ 10. Pessoas com menos de oito e mais de 65 anos têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia-entrada crianças entre oito anos e 12 anos.
10h às 12h e 14h às 16h30 - Adivinhe Quem Sou: Conhecendo os Habitantes do Aquário
Local: área externa do Aquário
Continua depois da publicidade
10h às 12h - Pintura de Animais Marinhos com tinta facial - Área externa
15h - Palestra: A Importância de Aquários Públicos e Zoológicos; Palestrante: Richard Persaud (UEA/AQS) - Auditório
14h30 às 16h30 - Oficina de Pintura - Área externa
Continua depois da publicidade
10h às 12h - Pintura de Animais Marinhos com tinta facial - Área externa
14h30 às 16h30 - Recursos Hídricos + Jogo Ciclo da Água - Área externa
10h às 12h - Pintura de Animais Marinhos com tinta facial - Área externa
Continua depois da publicidade
14h30 às 16h30 - Compostagem e Resíduos Sólidos Orgânicos - Área externa
10h às 12h e 14h às 16h30 - Mesa de Investigação Marinha e Espécies Migratórias - Área externa
10h às 12h e 14h às 16h30 - Adivinhe Quem Sou: Conhecendo os Habitantes do Aquário - Área externa
Continua depois da publicidade