Continua depois da publicidade
O Aquário de Peruíbe vai realizar neste domingo (2 de fevereiro) diversas atividades de educação ambiental (programação abaixo), ações voltadas para munícipes e turistas que curtem a temporada de verão na Cidade. Entre elas estão, a limpeza da praia, plantio de mudas nativas, gincana, oficina de reciclagem e a soltura de duas tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecidas como tartaruga verde.
Os animais foram encaminhados para reabilitação no Aquário nos meses de outubro e novembro de 2013, ambos magros e desidratados. Depois de passar por exames e tratamento veterinário, os animais apresentaram as condições necessárias para o retorno ao mar. Antes disso, os animais receberam as marcações do projeto TAMAR, uma espécie de controle padrão utilizada na soltura de tartarugas.
Quando são encontrados debilitados nas praias, esses animais são encaminhados ao Aquário pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e/ou banhistas para que passem por um período de reabilitação.
Segundo o biólogo e responsável pelo Aquário de Peruíbe, Thiago Nascimento, uma das principais causas destes encalhes na região é a captura acidental por artefatos de pesca e pela ingestão de lixo que os animais encontram boiando no mar, fato este que ocorreu com as tartarugas que serão soltas. Durante o período de reabilitação, foram encontrados nas fezes dos animais pedaços de plástico, redes, embalagens de doces, bexigas, entre outros resíduos.
Continua depois da publicidade
Atividades
Para comemorar a reabilitação e a soltura das tartarugas, a equipe do Aquário de Peruíbe, em parceria com a coordenação e alunos do Projeto EcoAgentes Peruíbe, prepararam diversas atividades de educação ambiental para conscientizar a população do grave problema que esta e outras espécies de animais enfrentam quando o lixo é descartado de forma incorreta e acaba indo para o mar, até ser ingerido por esses animais.
Continua depois da publicidade
Programação:
8h – Mutirão de limpeza de praia na frente do Aquário e na Praia do Costão, em parceria com a equipe e os alunos do projeto EcoAgentes Peruíbe
9h – Plantio de mudas nativas nas margens do Rio Preto
Continua depois da publicidade
9h30 - Palestra sobre as espécies e as ameaças às tartarugas marinhas do Brasil
10h – Soltura das tartarugas marinhas
11h às 12h- Gincana “Fôlego de Tartaruga” / Oficina de reciclagem de garrafa PET
Continua depois da publicidade