Cotidiano

Aposentados podem requerer desconto no IPTU até 31 de julho em Santos

A medida é válida para aqueles que não possuem o benefício fiscal e cujos os imóveis estejam sem débitos com a administração municipal

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/04/2014 às 19:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Quem é aposentado ou pensionista, tem renda familiar de até seis salários mínimos (R$ 4.344,00), é proprietário de apenas um imóvel e reside nele pode solicitar à prefeitura, até 31 de julho, o desconto de 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e na Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar para 2015. A medida é válida para aqueles que não possuem o benefício fiscal e cujos os imóveis estejam sem débitos com a administração municipal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As regras e procedimentos para o benefício estão previstas no decreto n° 6745/2014, publicado quarta-feira (9) no Diário Oficial. A solicitação deve ser protocolada no Poupatempo (rua João Pessoa, 246, Centro ) de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, com a apresentação de documentos.

Mudança

Os aposentados e pensionistas também podem solicitar no Poupatempo a alteração para o dia 21 das datas de vencimento das prestações restantes do IPTU deste ano. Neste caso devem apresentar: comprovante de residência, o último comprovante de recebimento dos proventos de aposentadoria ou da pensão e o carnê do IPTU do imóvel de 2014.

Continua depois da publicidade

Atualmente, 7.214 imóveis de Santos têm isenção parcial.

Aposentados podem requerer desconto no IPTU até 31 de julho em Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Documentos necessários para o desconto:

Continua depois da publicidade

- Último comprovante de rendimento mensal emitido pelo órgão público pagador do benefício previdenciário e comprovante de rendimento do cônjuge ou companheiro (se houver).
- Última declaração do Imposto de Renda acompanhada do protocolo de entrega.
- Título de propriedade do imóvel.
- Comprovante de residência atual emitido há menos de 3 meses (conta de luz ou telefone).
- Documento de identidade (CPF, RG ou CNH);
- Certidão de casamento ou, no caso de separação ou divórcio, o respectivo formal de partilha ou escritura pública correspondente, na forma da legislação processual.
- Certidão de óbito (no caso de pensionista) devidamente acompanhado por formal de partilha ou escritura pública correspondente, na forma da legislação processual.
- Carnê do IPTU do imóvel do último exercício.

* É preciso levar os documentos originais e cópias.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software