Cotidiano

Após três semanas, bancos gregos reabrem as portas hoje

Os bancos reabertos oferecem apenas serviços básicos, como o pagamento de contas pessoais, que nas últimas semanas só podia ser feito via internet

Publicado em 20/07/2015 às 11:50

Compartilhe:

Os bancos da Grécia reabriram as portas nesta segunda-feira, após permanecerem fechados por três semanas numa tentativa de evitar um colapso do sistema bancário local, mas quase todas as restrições impostas a transações financeiras continuam em vigor, numa demonstração de como o país continua distante da normalidade econômica.

O governo grego prevê novas deserções de legisladores à medida que se prepara para submeter ao Parlamento, na quarta-feira (22) uma segunda rodada de medidas de austeridade que balizam o pacote de resgate que Atenas obteve de seus credores internacionais há uma semana. A votação pode intensificar as preocupações sobre a estabilidade do governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que luta para convencer seu partido, o esquerdista Syriza, a aceitar o acordo fechado com os credores.

A maior parte dos controles de capitais, incluindo limites para saques e transferências, continua vigorando nos bancos gregos. A partir de hoje, porém, os clientes poderão acumular o direito de fazer saques diários de 60 euros e sacar 420 euros, de uma única vez, no fim da semana.

Os bancos reabertos oferecem apenas serviços básicos, como o pagamento de contas pessoais, que nas últimas semanas só podia ser feito via internet. Os clientes também poderão voltar a acessar valores depositados em cofres.

A Bolsa de Atenas, que não opera desde 29 de junho, permanecerá fechada hoje.

BCE

A Grécia tem uma dívida de 4,2 bilhões de euros a saldar hoje com o Banco Central Europeu (BCE). Além disso, o país precisa pagar cerca de 2 bilhões de euros em empréstimos atrasados ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na sexta-feira, Atenas garantiu um financiamento de curto prazo de 7 bilhões de euros do fundo de resgate da União Europeia, conhecido como Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (EFMS, na sigla inglês). 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Ultrapassagem pela direita não dá só raiva, dá multa também; entenda

De acordo com o Código de Trânsito Brasileira, a manobra é proibida e pode gerar multa e pontos na carteira

Cotidiano

Litoral de SP realiza Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade; veja programação

O evento tem entrada gratuita e acontece no auditório do Parque Tecnológico de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter