Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumiu o compromisso de que policiais militares usem câmeras / Divulgação/Governo do Estado
Continua depois da publicidade
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumiu o compromisso com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de que policiais militares usem câmeras corporais durante operações no estado de São Paulo.
O governo do Estado apresentou um cronograma que estabelece a implementação das câmeras até setembro deste ano.
Continua depois da publicidade
No ano passado, a Defensoria Pública estadual e a ONG Conectas Direitos Humanos protocolaram na Justiça paulista uma ação pedindo a obrigatoriedade do uso das câmeras.
As entidades chamaram atenção no processo para relatos de supostas execuções sumárias, tortura e invasão em Guarujá e Santos dentro das operações Escudo e Verão.
Continua depois da publicidade
A Defensoria requisitou as imagens das câmeras que deveriam estar sendo usadas nos uniformes pelos policiais. Mas não havia imagens disponíveis na maioria das ações com mortes.
A ação policial, que foi desencadeada entre julho e setembro do ano passado, foi uma das mais letais da PM. Ao menos 28 pessoas morreram em 40 dias em supostos confrontos com policiais militares.
Continua depois da publicidade