Cotidiano

Após ondas gigantes, Marinha libera barcos no porto de Fernando de Noronha

O arquipélago foi atingido por ondas de cinco metros na madrugada da última quarta-feira (16).

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/01/2013 às 13:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Marinha decidiu liberar o trânsito de embarcações de turismo, esporte e recreio no Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha. O arquipélago foi atingido por ondas de cinco metros na madrugada da última quarta-feira (16), que afundaram pelo menos cinco embarcações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As ondas gigantes foram provocadas por um fenômeno conhecido como swell, causado pela propagação da energia de tempestades oceânicas. Além dos barcos afundados, as ondas danificaram o porto, que foi fechado pela Capitania dos Portos de Pernambuco.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Perigo: o que está acontecendo com o Sol?

• Diminuem as chuvas sobre a bacia da Baía de Guanabara

• Novos prefeitos terão encontro em Brasília para estabelecer parcerias

De acordo com a Marinha, as embarcações de turismo, esporte e recreio que haviam sido deslocadas para a Praia de Sueste – em outra parte do arquipélago – já começaram a retornar para a Praia do Porto de Santo Antônio. Embarcações maiores só serão liberadas, após verificação do canal e a medição da profundidade.

A Marinha alerta aos condutores sobre a navegação na área porque a boia de sinalização na entrada do porto foi destruída pelas ondas. Além disso, pedras do muro de proteção se desprenderam e estão soltas na água.

Continua depois da publicidade

O navio-patrulha Guaíba foi enviado ao arquipélago para monitorar a situação em substituição à embarcação Goiana, que estava na área desde terça-feira (17), e auxiliou no resgate de barcos que ficaram à deriva. O capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Pinheiro Padilha, e o futuro Capitão dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Cláudio Grilli, acompanham a operação.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software