Cotidiano
Na sexta-feira (9), funcionários da companhia estiveram trabalhando, desde a manhã, na Rua José Fernandes Júnior. Confira o áudio com a reclamação dos moradores
Continua depois da publicidade
Uma equipe da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou, na última sexta-feira (9), uma obra Rua José Fernandes Júnior, na Vila Lígia, em Guarujá, para normalizar o abastecimento de água no local. No mesmo dia, o Diário do Litoral denunciou a falta de água em diversas casas da via e registrou diversas reclamações de moradores. Confira o áudio clicando aqui.
Segundo o aposentado José Cipriano, funcionários da companhia chegaram ao bairro pela manhã. “De manhã, eles já estavam aqui quebrando para fazer uma ligação nova. Eu fui perguntar, eles confirmaram que a ligação é antiga e que vão mudar a tubulação”.
De acordo empregados da Sabesp, a partir das 17 horas, o abastecimento estaria restabelecido. Para moradores, a mobilização só teve início após reclamações junto à imprensa.”Não é coincidência. Pelo que vejo, a gente só consegue as coisas com a mídia. Aqui teria que resolver com eu ligando para lá. Sou consumidor, pago tudo. Tinha que resolver com a minha ligação, não juntar 20 pessoas para resolver. Quer dizer, então, que eu não sou ninguém. Eu pago meus direitos. É algo que pagamos e não tem”, disse o eletricista Nelson Santana.
Mesmo com as obras, Santana se mostrou descrente quanto a solução do problema. “Eu estou achando que não vai resolver. Queira eu que resolvesse. Porque não estamos aqui para brigar, mas para resolver. Mas precisamos de vocês (imprensa). Se não for a mídia, não adianta”.
Continua depois da publicidade
Cipriano também criticou a Sabesp. Para ele, a situação mostra descaso da companhia com moradores. “Eu vejo como falta de interesse deles com a população. Só através de uma reclamação em jornal, uma reportagem, é que eles tomam providência e não deveria ser assim. A gente paga e a conta não é baixa. Eles precisam tomar providência de imediato, sem precisar reclamar no jornal”.
Editoral: Mentirosos não!
Continua depois da publicidade
Falta coragem à Sabesp para assumir que, há anos, ignora o problema de falta d’água reclamada pelos dos moradores da Rua José Fernandes Júnior, no Bairro Vila Lígia, em Guarujá, e isto se demonstra de maneira evidente com a tentativa da empresa em desmentir informações veiculadas em matéria publicada neste jornal, na edição do último dia 9 de janeiro.
A matéria retrata, com detalhes, o problema enfrentado por vários desses moradores, e que, inclusive, por inúmeras vezes reclamaram uma solução à Sabesp, porém, sem sucesso.
É pouco inteligente a tentativa da Sabesp em negar as denúncias feitas pelos moradores, pois, aqueles tiveram as suas falas devidamente gravadas e estão publicadas nesta matéria.
Continua depois da publicidade
Em nenhum momento a empresa conversou com os personagens citados na matéria, e se assim tivesse agido, poderia comprovar a veracidade das reclamações, e verificado no local, como quando da chegada da reportagem, que os moradores encontravam-se com “filetes” de água em suas torneiras, todavia, com a cobrança da conta que, ao contrário da água, não tarda nas mãos.
O Diário do Litoral se orgulha do bom trabalho prestado aos seus leitores. Na última sexta-feira (9), após o Jornal ter publicado as denúncias e, ainda que diante da tentativa da Sabesp em desmoralizar as reclamações, a empresa rendeu-se aos fatos e iniciou obras que prometem devolver o direito à água aos consumidores da Rua José Fernandes Júnior, até então negado pela ineficiência e o descaso daquela Companhia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade