Continua depois da publicidade
As festividades dos 469 anos da cidade de Santos, comemorados no dia 26 deste mês, tiveram início ontem (9), com a inauguração do Bonde Café, no Centro.
O veículo foi adaptado para abrigar um espaço de degustação de café. Ele é o primeiro do tipo a servir café no mundo. O bonde conta com ar condicionado, acessibilidade e já integra a linha de bondinhos da Cidade.
Aniversariante do dia, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ressaltou a importância do café para o Município. “O café sempre teve uma participação muito ativa na história e no desenvolvimento econômico de Santos. Tem uma importância histórica. Tive a oportunidade de vivenciar muito isso. Meu pai trabalhou mais de 40 anos na Rua XV, foi presidente da Bolsa Oficial do Café. Muitas famílias de Santos se desenvolveram e se sustentaram a partir do café. Foi pensando nessa ligação que a gente escolheu esse bonde temático para ser entregue iniciando a programação de aniversário da Cidade”.
Com capacidade para até 24 passageiros, além do guia, barista e maquinista, o novo equipamento turístico recebeu investimento de R$ 80 mil.
Continua depois da publicidade
Restauração do Museu do Café
Além do lançamento do Bonde Café, o prédio do Museu do Café deve passar por uma grande restauração. A informação foi dita pelo secretário estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo.
“Nós temos um projeto que está sendo desenvolvido para um restauro integral do prédio para melhorar e aprimorar a qualidade técnica. Ele prevê uma recuperação integral do edifício, com toda adaptação necessária para sua utilização museológica, seja em termos de acessibilidade e condições climáticas. Vai ser só ao final desse projeto que poderemos ter a dimensão das necessidades que necessitam de investimento”, disse Araújo.
Continua depois da publicidade
Segundo Marília Bonas, diretora executiva do Museu do Café, existem dois andares do local que ainda estão fechados para a visitação pública. “Temos duas áreas fechadas para o público, o 2º e o 3º andar, que inclusive era uma área nobre, associativa. Era o clube da Bolsa Oficial do Café. Tinha um restaurante importante, onde todos os governantes da época iam nesse restaurante. A ideia é que esse projeto tenha início no final deste ano e que dure de 4 a 7 anos para que a gente possa reabrir o museu em outro patamar”.
Funcionamento
O trajeto realizado pelo bonde dura aproximadamente 25 minutos e passa pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico. O ingresso custa RS 6. A linha funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 12 às 17 horas. Até março, excepcionalmente, o serviço também existirá às segundas-feiras.
Continua depois da publicidade