Cotidiano

Anel Viário de Cubatão e 3ª faixa da Domênico Rangoni são liberados

Com investimento de R$ 392,6 milhões, novas pistas interligam principais rodovias na Baixa Santista e foram projetadas para reduzir os congestionamentos no acesso ao litoral

Publicado em 01/10/2014 às 11:32

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O Anel Viário de Cubatão, no km 55 da Rodovia Anchieta (SP-150), e a terceira faixa de rolamento da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-55) são abertos ao tráfego nesta quarta-feira. No total foram investidos R$ 392,6 milhões. As obras, realizadas pela concessionária Ecovias, com fiscalização e gerenciamento da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo - integram o pacote de intervenções para reduzir os congestionamentos na chegada à Baixada Santista.

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Somente o Anel Viário de Cubatão teve investimento de R$ 209,6 milhões e ficou pronto no prazo prometido em janeiro de 2013, quando os trabalhos começaram. Foi realizada total remodelação do antigo trevo com a implantação do anel viário que interliga as rodovias Anchieta (SP-150), Cônego Domênico Rangoni (SP-55), Imigrantes (SP-160) e Padre Manoel da Nóbrega (SP-55).

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Formado por seis viadutos e com extensão de 2,8 quilômetros, o Anel Viário Engenheiro Luiz Antonio Veiga Mesquita permite que os movimentos entre acessos e retornos ocorram de forma ordenada, sem qualquer interferência de um sobre o outro, como ocorria na estrutura antiga. A obra inclui, ainda, uma faixa operacional entre o km 271,4 e km 273,7 na pista oeste (sentido Peruíbe)  da Padre Manoel da Nóbrega. Passam pelo trecho concluído agora 100 mil veículos por dia, em média.

O início de operação das novas pistas vai proporcionar alívio no tráfego de veículos e mais segurança aos usuários. Assim espera-se também redução no número de acidentes. Além disso, as ampliações garantirão mais rapidez no transporte de mercadorias ao Porto de Santos. As intervenções atendem reivindicações tanto de caminhoneiros e transportadores como dos moradores da região e turistas que passam a ter melhor condição de acesso ao Litoral.

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Só na região moram 1,6 milhão de pessoas, que estão sendo beneficiadas. A remodelação do trevo de Cubatão custou R$ 209,6 milhões. Em dezembro de 2013, já havia sido entregue uma parte da obra, a alça de acesso de 300 metros que interliga a Rodovia Anchieta à Padre Manoel da Nóbrega, sentido Praia Grande.

Terceira faixa

Outros R$ 183 milhões foram investidos nas obras de implantação da terceira faixa entre o km 262 e o km 270 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni na região do Polo Industrial de Cubatão. A terceira faixa tem 16 quilômetros extensão, sendo oito quilômetros por sentido, e amplia em 50% a capacidade de tráfego no segmento. O trecho da Cônego Domênico Rangoni entre o km 262,75 e o km 268,2 pista leste (sentido Bertioga) havia sido entregue antecipadamente, no mês de junho.

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Outras obras

Nos últimos quatro anos foram investidos pelo Programa de Concessões do Estado de São Paulo R$ 640 milhões no Sistema Anchieta-Imigrantes em obras já concluídas e em andamento. Desse valor, R$ 508,6 milhões foram aplicados em intervenções somente na região da Baixada Santista.

Na semana passada, com dois meses de antecedência, foi entregue a obra de remodelação do trevo que interliga a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Rodovia Rio-Santos (BR-101). Foi construído um viaduto com 250 metros de extensão e duas faixas de tráfego – uma para cada sentido – e mais de 21 mil m2 de alças e acessos. A estrutura é importante para garantir a fluidez do tráfego nesta ligação no litoral paulista, com o aumento do volume de veículos previsto com a conclusão do Anel Viário de Cubatão e a implantação da terceira faixa da Cônego Domênico Rangoni.

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Outra importante obra concluída no Sistema Anchieta-Imigrantes, em maio de 2013, foi a implantação das 5ª e 6ª faixas da Rodovia dos Imigrantes entre o km 26,2 e 39,7 na pista sentido Capital. A intervenção ampliou a capacidade de tráfego naquele trecho em 50%, facilitando a viagem entre o Litoral e a região de Planalto.
Investimento na região. Além dos investimentos nas rodovias, a concessão permite o repasse ao município do ISS-QN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) que incide sobre as tarifas dos pedágios. Desde o início do programa de concessão, os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista receberam juntos R$ 163 milhões, dos quais só este ano (de janeiro até agosto) foram R$ 13,9 milhões.

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