Continua depois da publicidade
Bertioga celebra hoje 23 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar, a Prefeitura preparou quatro dias de extensa programação. A novidade este ano são as homenagens a São José de Anchieta e o show do cantor Criolo, na Praça de Eventos.
A festa começou na sexta-feira, dia 16, com o já tradicional ‘Baile da Cidade’ na Pucci Riviera House Beach com animação da Banda Trilha Sonora. A renda dos ingressos — que custou R$ 150 — foi revertida para as ações do Fundo Social de Solidariedade do Município.
Já no sábado, dia 17, grande parte da programação foi voltada às homenagens à canonização de José de Anchieta com a chegada da Relíquia de São José de Anchieta ao Forte São João, trazida da Ermida Santo Antônio do Guaibê, localizada no município vizinho de Guarujá.
O show do cantor Criolo foi o presente que a Cidade está ganhando do Sesc Bertioga em parceria com a Prefeitura. E as comemorações pela proclamação de Padre Anchieta como santo remetem à história da Cidade, em cujas terras os índios foram catequizados.
Continua depois da publicidade
Como parte das comemorações de aniversário, ontem, aconteceu a 1ª etapa do 3º Desafio X, organizado pela Maximus Adventure, com apoio da Prefeitura de Bertioga. A prova, em seis modalidades, aconteceu na praia do Indaiá. É a primeira vez que o evento acontece em Bertioga e teve a participação de cerca de 300 atletas.
19 de Maio
Continua depois da publicidade
Hoje, as comemorações começam às 8 horas, com cerimônia cívica na Praça dos Emancipadores, no Centro (antigo Jardim Albatroz), com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga. Em seguida, a partir das 9 horas, o tradicional desfile cívico-militar marca os 23 anos de emancipação de Bertioga. O evento acontece na Avenida 19 de Maio, no Centro (antigo Jardim Albatroz), com destaque à Copa do Mundo, com homenagem a todos os países que já foram campeões.
‘Milagre das Luzes’
Nesta segunda-feira, a exposição de São José de Anchieta, no Forte São João, prossegue das 9 às 17 horas. Às 19 horas, será celebrada uma missa em ação de graças à canonização de José de Anchieta. Fechando a programação de aniversário, às 20h30, acontece a procissão com a Relíquia e a bênção dos fiéis e a encenação do ‘Milagre das Luzes’ (do Resplendor e Música do Céu), quando a relíquia será levada de barco para a Ermida Santo Antônio do Guaibê.
Continua depois da publicidade