Continua depois da publicidade
O Brasil encerrou março de 2014 com 18,407 milhões de assinantes de TV paga, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês passado, de cada cem domicílios, 28,22 tinham o serviço. Ao final de fevereiro, eram 18,255 milhões de assinantes de TV paga, ou seja, de cada cem domicílios, 28,01 tinham acesso ao serviço. O crescimento na base de assinantes da TV paga de fevereiro para março, portanto, foi de 0,8%.
O Estado de São Paulo concentrava, no mês passado, a maior base, com 7,041 milhões de assinantes (38% do total), representando 48,09 acessos para cada cem domicílios paulistas. Em números totais, Roraima apresentou a menor base, com 21.779 assinantes, o que resultou em uma densidade de 15,84 acessos para cada cem domicílios.
A menor densidade foi apurada no Piauí, Estado que registrou 70 969 acessos da TV por assinatura em março, ou seja, 7,56 para cada cem domicílios. No Distrito Federal, no entanto, mais da metade dos lares conta com TV paga: foram registrados 475.657 acessos em março, o que resulta em 53,84 para cada cem domicílios.
Continua depois da publicidade
Por tipo de tecnologia, o DTH (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite) liderou em março, com 61,97% do mercado (ante 61,89%, em fevereiro). A tecnologia TVC (Serviço de TV a Cabo) ficou em segundo lugar, com 37,93% de participação (38,00%, em fevereiro).
Na divisão de mercado, a Telmex (Claro/Embratel/NET) liderou em março, com base de 9,875 milhões acessos, ou seja, 53,65% do total. A SKY/DirecTV ficou em segundo lugar, com 5,480 milhões de acessos (29,77%). A terceira colocação foi ocupada pela Oi, com 828.276 acessos (4,50%). Também são citados na lista Vivendi (GVT), Telefônica, Big Brasil, Algar (CTBC Telecom), NossaTV, Cabo, Prefeitura de Londrina/Copel. A Anatel ressalta que esse cenário reflete os dados disponíveis em 23 de abril e podem sofrer alterações.
Continua depois da publicidade