Continua depois da publicidade
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) – equipamento do Governo do Estado e gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC) - de Praia Grande atenderá também aos sábados, já a partir deste final de semana. A medida, que resultará na ampliação dos serviços prestados a população, atende a solicitação realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), de aumentar o número de procedimentos desenvolvidos mensalmente na unidade.
O AME de Praia Grande está localizado na Rua Valter José Alves, n°485, Bairro Mirim. O horário de funcionamento aos sábados ocorrerá das 8 às 16 horas. De acordo com a direção da unidade, serão realizadas consultas em especialidades como cardiologia, ortopedia e oftalmologia, além de exames de várias patologias.
Com a inclusão de mais um dia de funcionamento, a unidade oferecerá por mês aproximadamente 640 consultas médicas e 200 consultas de pré-atendimento a mais. A especialidade que conta com maior demanda, oftalmologia, terá 240 consultas a mais por mês.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, analisou de forma positiva a ampliação do atendimento no AME. Para o administrador municipal, o equipamento tem papel fundamental na oferta de serviços de especialidades na Cidade. “A Administração Municipal está tomando medidas para oferecer cada vez mais qualidade na prestação dos serviços de saúde. O Estado também tem que fazer a parte dele. O AME tem capacidade para 24 mil atendimentos/ mês e hoje atende uma média de oito mil pessoas por mês. Se este equipamento do governo do Estado operasse com sua capacidade total, não teríamos filas de espera”.
Continua depois da publicidade
Em agosto, o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, encaminhou um documento à direção do AME de Praia Grande solicitando o aumento no número de vagas ofertadas mensalmente para população. “A meta é fazer com que um maior número de munícipes receba atendimento. A ampliação no AME comprova que o Município está no caminho certo”, disse Jaimez Gago.
Especialidades
Continua depois da publicidade
A Sesap segue adotando medidas com objetivo de aumentar a quantidade de consultas e procedimentos realizados pelos profissionais no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). Um dos destaques fica por conta do remanejamento dos atendimentos agendados. A unidade está localizada na Avenida Presidente Kennedy, n° 1.491, Bairro Guilhermina.
Na prática, dez especialidades contam com aumento no número de vagas ofertadas. São elas: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e reumatologia.
Com o remanejamento dos atendimentos e o realinhamento da produtividade, os números relacionados a especialidade cardiologia podem exemplificar com exatidão o aumento na oferta de serviço. Antes do plano de ação eram realizadas 479 consultas mês, agora a meta é atingir 800 consultas.
Continua depois da publicidade
Para passar por um especialista no Cemas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral, que avalia a necessidade de uma consulta no Cemas. Se for necessário, a própria unidade se encarrega de agendar data junto ao Centro. Depois, comunica ao paciente, que se dirige ao local com as informações do diagnóstico e exames preliminares, o que agiliza o serviço.
Cerca de 10 mil consultas são realizadas por mês no Cemas, nas 22 especialidades de exames e médicas, já descontando os quase 40% de faltas (absentismo). O Centro conta ainda com exames de endoscopia, raios-X de tórax, comum e de preparo operatório, além de realizar exames de ultrassom gestacional, transvaginal, abdome e outros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade