Cotidiano

Alunos do “Era Uma Vez... Europa” fazem tarde de autógrafos

Dois alunos estiveram na viagem à Espanha e contaram como foi criado o elo cultural e de conhecimento entre brasileiros e espanhóis

Publicado em 01/12/2014 às 16:46

Compartilhe:

Os participantes do projeto “Era Uma Vez... Europa”, da Escola Municipal Vereador Francisco Figueiredo, no bairro da Santa Clara, fizeram uma tarde de autógrafos do livro “Era Uma Vez... Redações”. A obra contém as 100 redações dos participantes da iniciativa, que foi promovida entre as unidades escolares de Ensino Fundamental II do Município. O projeto é realizado pela Indústria Cutrale, por meio da Lei Roaunet com o apoio da Prefeitura de Guarujá, incentivando o interesse de jovens pela cultura e literatura.

Na oportunidade, a EM Vereador Francisco Figueiredo revelou dois jovens que estiveram na cidade de Valência, na Espanha, e compartilharam com todos os presentes como foram criados os elos culturais entre brasileiros e espanhóis.

O aluno da EM Francisco Figueiredo, Nathan da Silva Correia, que esteve em Valência com demais estudantes contou que o intercâmbio cultural com jovens de outro país foi muito interessante. “Nos apresentamos em duas escolas de Valência e a recepção deles com a capoeira foi a melhor possível”, salientou.

(Foto: Roberto Sander Jr./PMG)

Na visão da estudante Thaís Almeida de Melo, os aprendizados em sala de aula antes da viagem ajudaram bastante na estadia na Espanha. “Tivemos uma preparação para conhecer a cidade que iríamos visitar, o que foi bem legal e isso ajudou muito antes de viajar. Sobre o que apresentamos em relação a capoeira, os alunos espanhóis gostaram muito da performance que fizemos e a abordagem foi surpreendente”, comentou.

Os outros 10 alunos participantes da Escola no evento puderam conhecer a cidade de Novo Horizonte no interior de São Paulo, onde o projeto foi idealizado. E também relataram sobre como foi a troca de conhecimento no Município onde nasceu a iniciativa do programa.

O 'Era Uma Vez... Europa' aconteceu em Guarujá com apoio da Secretaria de Educação. A realização é da Indústria Cutrale, por meio da Lei Roaunet e o objetivo é de incentivar o interesse de jovens pela cultura e literatura. Em Guarujá foram mais de 5 mil estudantes do 9º ano das escolas de ensino fundamental que participaram da iniciativa que selecionou 100 redações para o livro ' Era Uma Vez... Redações' e, posteriormente escolheu os 12 melhores textos para a viagem à Espanha.

O evento na EM Francisco Figueiredo foi planejado com o intuito de agradecimento pelo trabalho que foi realizado por professores e alunos. A professora da Unidade, Dedilça de Dias Chagas, uma das responsáveis pela aplicação do projeto na Escola acompanhou o crescimento dos jovens durante o processo de produção nas redações.

“Além de agradecer os estudantes por terem levado não só o nome de Guarujá para outro país, como também o da própria escola. Os depoimentos dos participantes servem para incentivar a interação de outros alunos da unidade com a iniciativa”, explicou Dedilça.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Quina no concurso 6538, nesta sexta (20)

O prêmio é de R$ 20.000.000,00

Cotidiano

Ampliação de importante rodovia gerará seis mil empregos; veja detalhes

Novidade foi anunciada na última quinta-feira e dará mais capacidade de tráfego à rodovia, proporcionando um trajeto seguro e eficiente para os usuários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter