Cotidiano

Alunos do Colégio Coração de Maria visitam redação do DL

Crianças tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de elaboração do jornal

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/11/2015 às 19:08

Compartilhe:

Por Rafaella Martinez

De que forma a notícia de hoje consegue ser analisada, escrita, diagramada e estar amanhã cedinho nas nossas casas, impressas no jornal? Na tarde de hoje (13), 25 alunos do quinto ano do Colégio Coração de Maria descobriram a resposta para essa pergunta, após uma visita na sede do Diário do Litoral. Eles conheceram os jornalistas, tiraram dúvidas e também se inteiraram sobre o processo de elaboração de um jornal diário: algo que superou bastante a expectativa da criançada.

A visita foi idealizada pela professora Patrícia Miranda, após a turma estudar os gêneros textuais e também a estrutura de um texto jornalístico. “Mais do que a teoria, é importante que eles sintam na pele o processo de montagem do jornal que diariamente chega até as mãos deles”, destacou a professora.

Os alunos foram guiados pela editora-chefe do DL, Tatyane Casemiro, que explicou como acontece a busca pelas pautas e a redação das reportagens, além de responder as perguntas da turma. Maria Eduarda, de 10 anos, mostrou bastante interesse pelas charges do veículo. “Sempre que a minha mãe compra eu gosto de ver as charges. Nesse ano a professora passou um trabalho sobre elas e levei algumas. Acho que é uma parte bem legal do jornal”, destacou.

Crianças conheceram a redação e a gráfica do jornal na tarde de hoje (Foto: Diário do Litoral)

Após a visita na redação o diretor responsável pelo DL, Sérgio Souza, levou os alunos para a gráfica e explicou o funcionamento das máquinas e como acontece a impressão. O tamanho do equipamento chamou a atenção do João Pedro, de 10 anos. “Eu pensava que o jornal era feito em uma impressora só um pouquinho maior do que a normal, mas essa é gigante!”, relatou. Ele quer ser engenheiro, mas aproveitou a visita. “Meu avô tem um baú onde guarda vários jornais. Chegando em casa vou contar para ele como que é feito um. Acho que ele vai gostar”.

Mais do que importante para sanar as dúvidas dos estudantes, a visita pode ser também um pontapé inicial para a aluna Tainá Cristina. “Eu gosto muito de escrever e também gosto de matemática. Estava em dúvida do que gostaria de ser quando crescer, mas depois de hoje acho que vou escolher ser jornalista”, finalizou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Ultrapassagem pela direita não dá só raiva, dá multa também; entenda

De acordo com o Código de Trânsito Brasileira, a manobra é proibida e pode gerar multa e pontos na carteira

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma, com água rasa e mirante especial; conheça

O Diário do Litoral te explica como chegar nessa maravilhosa opção de lazer e diversão

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter