Cotidiano

Alunos do Colégio Coração de Maria visitam redação do DL

Crianças tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de elaboração do jornal

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/11/2015 às 19:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Por Rafaella Martinez

De que forma a notícia de hoje consegue ser analisada, escrita, diagramada e estar amanhã cedinho nas nossas casas, impressas no jornal? Na tarde de hoje (13), 25 alunos do quinto ano do Colégio Coração de Maria descobriram a resposta para essa pergunta, após uma visita na sede do Diário do Litoral. Eles conheceram os jornalistas, tiraram dúvidas e também se inteiraram sobre o processo de elaboração de um jornal diário: algo que superou bastante a expectativa da criançada.

A visita foi idealizada pela professora Patrícia Miranda, após a turma estudar os gêneros textuais e também a estrutura de um texto jornalístico. “Mais do que a teoria, é importante que eles sintam na pele o processo de montagem do jornal que diariamente chega até as mãos deles”, destacou a professora.

Os alunos foram guiados pela editora-chefe do DL, Tatyane Casemiro, que explicou como acontece a busca pelas pautas e a redação das reportagens, além de responder as perguntas da turma. Maria Eduarda, de 10 anos, mostrou bastante interesse pelas charges do veículo. “Sempre que a minha mãe compra eu gosto de ver as charges. Nesse ano a professora passou um trabalho sobre elas e levei algumas. Acho que é uma parte bem legal do jornal”, destacou.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Crianças conheceram a redação e a gráfica do jornal na tarde de hoje (Foto: Diário do Litoral)

Após a visita na redação o diretor responsável pelo DL, Sérgio Souza, levou os alunos para a gráfica e explicou o funcionamento das máquinas e como acontece a impressão. O tamanho do equipamento chamou a atenção do João Pedro, de 10 anos. “Eu pensava que o jornal era feito em uma impressora só um pouquinho maior do que a normal, mas essa é gigante!”, relatou. Ele quer ser engenheiro, mas aproveitou a visita. “Meu avô tem um baú onde guarda vários jornais. Chegando em casa vou contar para ele como que é feito um. Acho que ele vai gostar”.

Mais do que importante para sanar as dúvidas dos estudantes, a visita pode ser também um pontapé inicial para a aluna Tainá Cristina. “Eu gosto muito de escrever e também gosto de matemática. Estava em dúvida do que gostaria de ser quando crescer, mas depois de hoje acho que vou escolher ser jornalista”, finalizou.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software