Cotidiano

Alunos de Jacupiranga recebem orientação sobre Tracoma

O Tracoma é uma doença dos olhos causada por uma bactéria, que ocorre principalmente nas crianças

Publicado em 06/10/2015 às 17:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Departamento Municipal de Saúde, junto à interlocutora do Programa de Tracoma do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Registro, Maria da Glória Mõnios, começaram em setembro a dar orientações sobre o tracoma e atender as crianças das escolas de Jacupiranga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na Escola Municipal Ensino Fundamental (Emef) Prof. Carlos Alberto Vigneron, cerca de 480 crianças, de seis a 10 anos foram orientadas, além dos professores e funcionários, que também foram examinados. Segundo a prefeitura, 2% estavam com a doença.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com dificuldades na Câmara, Dilma defende construção de consensos

• Chioro pede continuidade dos programas de saúde

• Opep prevê corte de US$ 130 bilhões em 2015 nos investimentos em petróleo

Doença

O Tracoma é uma doença dos olhos causada por uma bactéria, que ocorre principalmente nas crianças. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, com o passar do tempo pode prejudicar a visão. Entre os sintomas da doença estão os olhos avermelhados e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e a pessoa pode ter intolerância à luz.

Continua depois da publicidade

Transmissão

A transmissão da doença ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, objetivos contaminados, toalhas de rosto e de banho, roupas de cama e lenços, maquiagem, entre outras formas, assim como a maior facilidade de transmitir a doença em ambientes coletivos como escolas e creches.  
A melhor maneira de prevenir a doença é lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos, não usar toalhas ou lenços de outras pessoas, e entre outras coisas. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software