Cotidiano

Alunos da rede estadual podem conversar com turistas da países participantes da Copa

Dos sete idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas, seis deles são nativos de seleções que estarão no mundial de futebol no Brasil; inscrições para cursos no 2º semestre estão abertas

Publicado em 22/05/2014 às 15:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Dos 32 países participantes da Copa do Mundo no Brasil, 21 deles falam idiomas oferecidos nos Centros de Estudo de Línguas (CELs) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Assim, os alunos têm a chance de trocar experiência com turistas em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e japonês.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente, as 229 unidades do CELs atendem 67,5 mil estudantes em todo o Estado. Além das seis línguas nativas das seleções do mundial, o Centro também inclui na grade aulas de língua chinesa (mandarim). O idioma é falado na China, que desta vez não conseguiu a classificação nas eliminatórias da Ásia.

Para quem tem interesse em continuar os estudos ou começar a aprender um novo idioma, as inscrições para o segundo semestre já estão abertas. Neste ano, aulas começam mais cedo, em julho. Os cursos são voltados para estudantes matriculados na rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o cadastro, o aluno (ou responsáveis no caso de menores de 18 anos) deve comparecer a uma das unidades com a cópia do RG.

“Os CELs proporcionam ao aluno a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar o acesso a outras culturas. Nesta terça-feira, a Secretaria assinou protocolo de intenções para intercâmbio cultural de estudantes com um dos países da Copa que fala inglês, os Estados Unidos”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Continua depois da publicidade

Dos 32 países participantes da Copa do Mundo no Brasil, 21 deles falam idiomas oferecidos nos Centros de Estudo de Línguas (Foto: Divulgação)

Confira os 22 países da Copa que têm como língua nativa os idiomas oferecidos pela rede estadual de ensino:

Camarões - francês/inglês
Costa do Marfim - francês
Gana - inglês
Nigéria - inglês
Austrália - inglês
Japão - japonês
Alemanha - alemão
Bélgica - francês/alemão
Espanha - espanhol
França - francês
Inglaterra - inglês
Itália - italiano
Portugal - português
Costa Rica - espanhol
Estados Unidos - inglês
Honduras - espanhol
México - espanhol
Argentina - espanhol
Chile - espanhol
Colômbia - espanhol
Equador - espanhol
Uruguai - espanhol

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software