Cotidiano
Estudante da escola estadual Zulmira de Almeida Lambert, Kiara Naomi Cogima, foi aprovada no programa 'Prontos Pro Mundo'
Kiara Naomi Cogima foi selecionada para participar do programa 'Prontos Pro Mundo' / Júlia Macêdo/DL
Continua depois da publicidade
"Sempre foi meu sonho participar de um intercâmbio e quando notei que tive essa oportunidade, me dediquei bastante para conseguir", foi nesse cenário que a estudante de São Vicente, Kiara Naomi Cogima, foi selecionada para o programa Prontos pro Mundo, que permitirá que ela faça três meses de estudos na Nova Zelândia.
Durante o processo de preparação, a jovem foi selecionada para a iniciativa depois de prestar uma prova promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC).
Continua depois da publicidade
"A Kiara tirou uma nota muito boa e alguns alunos foram selecionados nesta primeira fase. A segunda já envolvia o curso de inglês, e ela se saiu muito bem na prova", comentou a professora de português de Kiara, Sandra Irene Brunelli dos Santos.
Estudante da escola estadual Profª Zulmira de Almeida Lambert, em São Vicente, o colégio abraçou a ação devido ao fato de acreditar no potencial dos alunos e de eles saberem aproveitar as oportunidades que surgem.
Continua depois da publicidade
"Nós temos alunos que entraram na USP pelo Provão Paulista, e estão cursando direito. Este exame é o primeiro passo, seja para o estudante possa ingressar em uma universidade pública ou participar do intercâmbio", diz a diretora da escola, Denise Toss.
Sem se surpreender com o resultado, Renata Naomi Cogima, a mãe de Kiara, comenta que a filha sempre foi muito esforçada e se preparou desde o começo. "Ela saía da escola e já ia para o curso de inglês. A conquista começou a vir aos poucos".
"Estamos na reta final, resolvendo as questões de documentação, onde ela vai ficar e como funcionam as coisas por lá, pois ela passará três meses na casa de uma família escolhida pelo próprio governo", comenta Renata.
Continua depois da publicidade
Kiara ainda deixa claro que é possível conseguir participar desta iniciativa, mas o empenho deverá ser seu principal aliado. "Dediquem-se e agarrem as oportunidades quando surgirem. É um processo difícil, demorado, mas com bastante foco e esforço, é possível".
Segundo a diretora, a iniciativa de focar no Prontos Pro Mundo surgiu após pais e alunos demonstrarem interesse em participar, depois de notarem o sucesso em outras escolas.
"Passamos toda a base para os estudantes e depois para os seus pais. Fizemos uma reunião para explicar sobre as plataformas e nossas parcerias com os cursos de inglês de escolas particulares".
Continua depois da publicidade
Além disso, deixou claro que tudo seria custeado pelo governo, inclusive o curso de inglês. "No caso da Kiara, ela fez com a Wizard".
Lançado em novembro de 2023 pelo Governo de São Paulo, o programa Prontos Pro Mundo é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para instituir o intercâmbio gratuito para estudantes do Ensino Médio.
Por ano, 70 mil alunos recebem um curso intensivo de língua inglesa, dos quais 1.000 são contemplados com uma bolsa de estudos para um semestre letivo no exterior.
Continua depois da publicidade
O objetivo principal é influenciar o desempenho escolar dos alunos e evitar a evasão escolar.
A primeira fase já começou a valer para os alunos matriculados em 2023, no 9º ano do Ensino Fundamental, cuja etapa inicial é do curso de inglês no contraturno escolar. A segunda já é para o intercâmbio.
Entre os pré-requisitos estão a participação e as notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), frequência escolar no mínimo de 85%, além da idade mínima e autorização dos pais e responsáveis.
Continua depois da publicidade
Inclusive, todo o processo será 100% gratuito para os alunos e seus familiares. Além disso, os professores envolvidos no projeto também serão beneficiados.
Os países para onde os alunos serão enviados neste primeiro momento são os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A Seduc-SP ainda avalia a expansão para outros países de língua espanhola e outros idiomas.
A cidade de São Vicente foi homenageada pelo Governo do Estado de São Paulo com o Prêmio Excelência Educacional. A cerimônia ocorreu no último dia 25 de março, no Memorial da América Latina, na capital paulista.
Continua depois da publicidade
O reconhecimento foi concedido a 14 escolas municipais que conseguiram superar as metas estabelecidas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024.