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O ano letivo da rede estadual começa no próximo dia 2 de fevereiro com 75 escolas que estreiam no Novo Modelo de Tempo Integral, sendo seis delas na Baixada Santista. A modalidade de ensino é inovadora por oferecer aos professores gratificação de 75% sobre o salário-base por causa da dedicação exclusiva. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
A ação faz parte da política da Secretaria de expandir os programas que ampliam a permanência dos jovens nas escolas. No Estado todo serão 493 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas que vão atender 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando foram 79 mil beneficiados. Na Baixada Santista, são nove instituições com a jornada ampliada.
Das escolas com o Novo Modelo, serão 58 novas unidades que vão atender alunos do Ensino Fundamental e Médio com o foco nas disciplinas obrigatórias e atividades complementares como orientação vocacional, desenvolvimento do projeto de vida, iniciação científica, música e teatro. De forma pioneira, 17 escolas vão atender crianças de 7 a 11 anos com a mesma metodologia, focando atividades lúdicas e pedagógicas.
"A prioridade da Educação é oferecer aos alunos um ensino de qualidade, que amplia as possibilidades de formação acadêmica e para o mundo do trabalho. Expandir a jornadas os estudantes, com um currículo inovador, não apenas aproxima a escola dos alunos, mas de sua realidade e de seus anseios", afirma o secretário da Educação, professor Herman.
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Mais tempo na escola
Além das escolas com o novo modelo, a Secretaria mantém os Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aulas de até sete idiomas diferentes. No total, são 67 mil matriculados em cursos de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim. Outros 85 mil jovens da rede estadual paulista têm a chance de conciliar no contraturno as aulas regulares com o ensino técnico e profissionalizante, a partir do programa Vence, e obter uma formação de Ensino Médio dupla.
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