Cotidiano
Após forte chuva na tarde desta terça-feira (28), água barrenta desceu do morro que rodeia a Estrada Ariovaldo do Almeida Viana
Água barrenta desceu do morro e preocupou moradores da região da Praia do Perequê / Reprodução/Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
Após fortes chuvas na tarde desta terça-feira (28), uma água cheia de lama desceu o morro que margeia a Estrada Ariovaldo do Almeida Viana, próximo ao KM 15,5, na região da Praia do Perequê, em Guarujá, e preocupou moradores da redondeza.
Funcionários da Marina Tropical Naútica, que fica no local, fizeram vídeos para mostrar a situação. "Isso nunca aconteceu antes. Sempre chove aqui, mas nunca vimos esta água barrenta descer do morro. Nossa preocupação é o morro esteja descendo e tem muitos moradores por aqui", alertou o porteiro Bruno Nunes.
Continua depois da publicidade
Os funcionários chamaram a Defesa Civil, que prontamente chegou ao local e analisou o cenário. "A Defesa Civil disse que a situação é preocupante. Porque como tem lama, pode ser algum problema na nascente do morro. Eles vão contatar a Secretaria de Meio Ambiente para tentar analisar o topo do morro com ajuda de um drone", explicou o porteiro Fábio Luiz da Silva.
Prefeitura
Continua depois da publicidade
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informa que a Defesa Civil registrou um pequeno ponto de alagamento na Estrada Ariovaldo Almeida Viana, na altura do Quilômetro 15,5.
Durante vistoria, a equipe constatou que não houve obstrução da via, tampouco deslizamento de terra.
A água pluvial acabou conduzindo os resquícios de barro das caneletas e a água escoou em parte da via. Vale ressaltar que o local não é área de risco geológico, mas sim uma região de encosta natural. Além disso, os agentes acionaram o Centro de Controle de Operações (CCO), tendo em vista que a rodovia é administrada pelo Estado de São Paulo, sendo controlada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Continua depois da publicidade
O órgão recomenda que os munícipes sempre acompanhem as mídias sociais da Defesa Civil e Prefeitura, onde os alertas sempre são transmitidos.