Cotidiano

Água fica mais cara em São Paulo a partir de hoje

Conta será reajustada a partir de hoje (4) para os moradores de 359 dos 364 municípios operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/06/2015 às 12:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A conta de água será reajustada a partir de hoje (4) para os moradores de 359 dos 364 municípios operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O aumento tarifário será de 15,24%.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em nota, a Sabesp afirma que “a partir do dia 5 de junho, as contas começam a chegar com o reajuste na casa dos clientes, com a nova tarifa incidindo proporcionalmente apenas ao número de dias compreendidos no período da medição”.

Segundo o texto enviado, os outros cinco municípios, no quais a Sabesp opera os valores, serão atualizados em outras datas “em decorrência de características contratuais”. É o caso de Glicério (10 de junho), Magda (1º de julho), Torrinha (11 de setembro). Já em Lins e Diadema, os reajustes serão em janeiro e março do ano que vem.

Para que o reajuste seja feito é preciso que seja solicitado à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que autoriza ou não a porcentagem. O pedido da companhia foi para um reajuste de cerca de 22,7%, mas a Arcesp autorizou apenas os 15,24%.

Continua depois da publicidade

A conta de água será reajustada a partir de hoje (Foto: Matheus Tagé/DL)

Em nota, a Arsesp informou que houve um longo processo de discussão, coleta e análise de dados para a revisão tarifária. A decisão pelo valor autorizado, segundo a nota, é resultado de duas deliberações.

Uma delas trata, entre outros pontos, do reajuste tarifário anual referente a 2015. A segunda, estabelece o índice de 6,9154% “devido ao aumento de custo da energia elétrica e à queda no mercado decorrente da crise hídrica”.

Continua depois da publicidade

Segundo a Sabesp, um reajuste de 6,5% já estava em vigor desde o dia 27 de dezembro do ano passado.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software